Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Sobre Palavras

Por Sérgio Rodrigues Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.
Continua após publicidade

Jogar uma pelada, ainda que vestido

A origem do substantivo feminino pelada – que significa partida de futebol improvisada por amadores ou, em sentido estendido e pejorativo, mal jogada por profissionais – costuma se cercar de mal-entendidos. Já ouvi jornalistas esportivos dizerem que o nome se deve ao fato de seus praticantes típicos jogarem de pés descalços ou sem camisa. A […]

Por Sérgio Rodrigues
Atualizado em 31 jul 2020, 10h47 - Publicado em 13 set 2011, 17h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A origem do substantivo feminino pelada – que significa partida de futebol improvisada por amadores ou, em sentido estendido e pejorativo, mal jogada por profissionais – costuma se cercar de mal-entendidos.

    Publicidade

    Já ouvi jornalistas esportivos dizerem que o nome se deve ao fato de seus praticantes típicos jogarem de pés descalços ou sem camisa. A associação com bolas de borracha e sua superfície pelada, isto é, lisa e nua, também costuma ser citada. E até a acepção de pelada como sinônimo de clareira é invocada de vez em quando, como se o lugar onde se dá o bate-bola tivesse acabado por nomear a própria brincadeira.

    Publicidade

    Tudo indica, porém, que pelada tem uma origem mais simples, ligada diretamente à palavra pela (pronuncia-se péla), oriunda do latim vulgar pilella, diminutivo de esfera, globo, bola. Pela – que perdeu o acento na última reforma ortográfica – é um vocábulo que existe em português desde o século 14 e que, embora seja hoje pouco usado, é um sinônimo perfeito de bola, especialmente de bola de borracha.

    Ninguém precisa chutar a bola longe, portanto, para encontrar a origem de pelada. Registre-se ainda que, antes de chegar ao futebol, a palavra deu nome ao jogo de pela – ou simplesmente pela – um antepassado do tênis e do squash que era praticado com raquetes e uma bola pequena numa sala fechada.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.