PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Sobre Palavras

Por Sérgio Rodrigues Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.

Cuidado: coitado não tem nada a ver com coito

A curiosidade que cerca a palavra “coitado” não está em sua verdadeira origem, e sim em um equívoco que se costuma associar a ela. Segundo essa falsa etimologia, que é tão difundida quanto persistente, a palavra era de início uma expressão grosseira (coitado = submetido a coito) que foi aos poucos ganhando aceitação social, à […]

Por Sérgio Rodrigues
Atualizado em 31 jul 2020, 12h25 - Publicado em 29 mar 2011, 17h22

A curiosidade que cerca a palavra “coitado” não está em sua verdadeira origem, e sim em um equívoco que se costuma associar a ela. Segundo essa falsa etimologia, que é tão difundida quanto persistente, a palavra era de início uma expressão grosseira (coitado = submetido a coito) que foi aos poucos ganhando aceitação social, à medida que sua raiz era esquecida. Parece fazer sentido, mas não faz.

Os etimogistas sérios ensinam que coitado, antes de virar adjetivo e substantivo, era o particípio de um verbo arcaico, “coitar” (atormentar, desgraçar, infligir sofrimento a). Vindo do latim vulgar coctare e parente distante do verbo “coagir”, coitar caiu em desuso, mas deixou sua marca em “coitado”, isto é, atormentado, vítima de dor ou desgraça.

Já o substantivo coito, segundo os sábios, tem como único ponto de contato com a história acima o fato de ter sua origem no latim – no caso, no verbo coire, que significa literalmente “ir com”, ou seja, “fazer sexo com”. Essa ideia de “ir com” ainda encontra eco na língua de hoje, numa expressão popular: “Ela vai com qualquer um”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.