Brasil, o ‘forão’ da América
Compartilhe essa matéria: Link copiado! Priorizar nos meus resultados Google Às vezes um erro de grafia, mesmo casual, é revelador. Isso ocorre no caso do “Brasil, forão da América” que, entre outros deslizes de revisão, adorna a letra do Hino Nacional que consta dos cadernos escolares distribuídos por uma prefeitura do interior mineiro, conforme noticiado […]
Às vezes um erro de grafia, mesmo casual, é revelador. Isso ocorre no caso do “Brasil, forão da América” que, entre outros deslizes de revisão, adorna a letra do Hino Nacional que consta dos cadernos escolares distribuídos por uma prefeitura do interior mineiro, conforme noticiado esta semana.
O fora (“mancada”) aumentativo dado pela secretaria de Educação de Vespasiano acaba sendo um daqueles achados poéticos que sintetizam algo maior: no caso, o desdém com que a educação é tratada no Brasil em todos os níveis de governo, por todos os partidos, em todas as gerações desde que o Hino Nacional foi composto, pelo menos.
Um desdém que ameaça deixar nosso país fora – mais do que fora, forão, para forjar um subversivo aumentativo de advérbio – de qualquer galeria internacional de nações decentes que venha a se constituir no futuro.
Ou alguém imagina ser coincidência que, apenas neste mês de abril que mal passou do meio, uma notícia como a do “forão da América” tenha disputado espaço na imprensa com o Ácre e o Espíritu Santo de uma cartilha perpetrada no interior de São Paulo e com a grotesca questão de filosofia baseada no “pensamento” de Valesca Popozuda em Brasília?
Será que, também em relação à educação, o Brasil vai ficar “deitado eternamente em berço esplêndido”?






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo e branco, ao lado de Você pediu, a gente ouviu! em branco. À direita, capas de revistas e um celular com tela ligada, e um ícone de árvore à esquerda.](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo neon, acompanhado de um raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: SUPER com um copo de milk-shake, VEJA com paisagem e MUNDO ESTRANHO com carros. Um ícone de árvore estilizada no canto superior direito](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)