Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Rio Grande do Sul

Por Veja correspondentes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens gaúchos. Por Paula Sperb, de Porto Alegre
Continua após publicidade

Sem marketing, livro de editora gaúcha é o mais vendido do Brasil

"Sapiens: uma breve história da humanidade" ocupa o primeiro lugar da lista de não-ficção desde maio

Por Paula Sperb
Atualizado em 4 jun 2024, 20h13 - Publicado em 6 nov 2017, 12h29

Sem campanha de marketing e editado no Rio Grande do Sul pela L&PM, “Sapiens: uma breve história da humanidade” já vendeu mais de 230 000 cópias no Brasil e está no topo da lista dos livros de não ficção mais vendidos de VEJA desde maio deste ano. Antes, enquanto não estava em primeiro lugar, a obra já figurava entre os dez mais vendidos de sua categoria desde o ano anterior. São 50 semanas na lista dos dez mais comprados apenas com a divulgação “boca a boca”.

Escrito pelo professor israelense Yuval Noah Harari, o livro de 459 páginas conta a história da humanidade com informações de pesquisas científicas que incluem diferentes campos do conhecimento como antropologia, biologia e até economia. A obra é extensa e custa 59,90 reais, valor que não é exatamente barato para o bolso do brasileiro. Tudo isso faz do livro um fenômeno. “Além do número de páginas, ele trata de um assunto tido como árido. Se a gente tivesse a fórmula do sucesso, seria maravilhoso. A gente não tinha noção do resultado”, contou a VEJA o editor Ivan Pinheiro Machado. Ele é o “PM” do nome da editora que fundou há mais de quarenta anos em Porto Alegre ao lado do também editor Paulo Lima, o “L”.

“O grande mérito do “Sapiens” é a maneira empolgante de contar a história. É quase um thriller sobre como o Homo sapiens se sobrepôs às outras espécies de humanos que havia e como restou apenas ele. É uma aula sobre o básico da humanidade. Tem tanta informação que a pessoa termina o livro saciada, no melhor no sentido, por causa do volume de informação sobre história, vida, civilização. Tudo é contado de uma forma que faz com que as pessoas consigam entender”, explica Machado.

Os direitos autorais para publicação do livro foram adquiridos pela L&PM na Feira de Frankfurt, na Alemanha, mas a obra ainda não era um sucesso mundial. “Uma amiga nossa que trabalha em Israel (país do autor) contou que deveríamos ficar de olho. A gente se interessou e pediu para pessoas especializadas na área de antropologia e história avaliassem. Todos foram unânimes em dizer que era um livro especial”, contou Machado à reportagem.

sapiens1
Exemplar de Sapiens ao lado d alista dos dez livros mais vendidos de VEJA desta semana (Paula Sperb/Divulgação)
Continua após a publicidade

No Brasil, o livro foi impresso no início de 2015. Atualmente, o livro já foi traduzido para 45 línguas e foi recomendado por figuras como Barack Obama, Mark Zuckerberg e Bill Gates. “A gente trabalha diferente. A gente tem o mérito de descobrir os livros e a dificuldade de manter. As editoras multinacionais sempre vão em cima daqueles que conseguiram o sucesso”, comenta Pinheiro. O segundo livro de Harari, “Homo Deus”, foi publicado pela editora Cia. das Letras. A L&PM chegou a fazer um lance para adquirir os direitos da obra, mas perdeu para a Cia. das Letras, que tem como acionista o grupo internacional Penguin Randon House. “Não tinha condições de concorrer, ofereceram um monte de dinheiro para publicar”, comenta o editor gaúcho sobre o segundo livro do escritor.

Embora não esteja “caçando” sucessos comerciais, a L&PM tem diversas histórias de livros que ocuparam o primeiro lugar da lista dos dez mais vendidos desde o início da sua atuação, em 1974. “O Ballet Proibido”, do então senador gaúcho Paulo Brossard, foi publicado em 1976 com o discurso do político contra a proibição da transmissão de uma apresentação do Ballet Bolshoi, da Rússia, na televisão. “Driblamos a censura publicando os discursos que já estavam nos anais do Senado”, relembra Machado. Dois anos depois, outro best seller: as memórias do general Olympio Mourão Filho sobre a ditadura militar. “Vendeu como Sapiens”, compara o editor.

A trajetória da L&PM também contou com “coincidências” que impulsionaram a venda dos livros. Certa vez, nos anos 1970, Luis Fernando Veríssimo disse a Ivan Pinheiro Machado que havia um escritor “muito engraçado”: Woody Allen. Ruy Castro foi chamado para traduzir “Cuca Fundida”. Em seguida, o filme “Noivo Nervoso, Noiva Neurótica”, de 1977, levou quatro estatuetas do Oscar com cinco indicações e o livro publicado pela L&PM foi novamente o número um. O próprio Luis Fernando Veríssimo, que recomendou a tradução de Woody Allen, foi o mais vendido na L&PM com o “Analista de Bagé”, de 1981, que esgotou a primeira edição em um dia.

Continua após a publicidade

Atualmente, a L&PM tem como estratégia os livros de bolso, chamados de “pocket” com um catálogo de estilos variados. “Temos textos leves como Maurício de Sousa, mas tem o núcleo pesado com Franz Kafka e Sócrates”, exemplifica Machado. Para o editor, “Sapiens” se enquadra no “núcleo pesado”. “O livro cabe como uma luva nesse tipo de leitura séria. É profundo, mas tem o mérito de prender o leitor, transforma a história em uma aventura, um suspense com muita informação”, define.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.