Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Rio Grande do Sul

Por Veja correspondentes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens gaúchos. Por Paula Sperb, de Porto Alegre
Continua após publicidade

App viabiliza renda extra para quem alugar chuveiro a ciclistas

Com centenas de usuários já cadastrados, Go Shower é um “Airbnb do banho” com funcionamento em Porto Alegre e, posteriormente, em São Paulo

Por Paula Sperb
Atualizado em 4 jun 2024, 17h43 - Publicado em 16 abr 2018, 18h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A ideia é simples: após pedalar ou correr, basta escolher o chuveiro mais próximo à disposição no aplicativo e alugá-lo para chegar ao trabalho, reunião ou balada com banho tomado. Assim, quem aluga seu banheiro para ciclistas ou corredores consegue uma fonte de renda extra no orçamento. Cinco sócios de Porto Alegre são os responsáveis por lançar a plataforma Go Shower, já disponível na internet para acesso por navegadores e, no próximo mês, para smartphones. Em um primeiro momento, o app estará disponível apenas na capital gaúcha. A partir de julho, também poderá ser acessado em São Paulo.

    Conforme um dos criadores do aplicativo, o publicitário Lucas Conceição, de 31 anos, o Go Shower é como um “Airbnb”, plataforma de aluguel de quartos ou casas, mas para locação unicamente do uso do banheiro e chuveiro.

    Na primeira fase, a partir de maio, em Porto Alegre, um banho custará 15 reais e precisará ser agendado. Na segunda fase, a partir de julho, com a chegada do aplicativo a São Paulo, o usuário poderá ver no app os chuveiros disponíveis mais perto e escolher o que melhor atende suas necessidades. Na capital paulista, os anfitriões poderão escolher o preço que vão cobrar. “Se vai ter toalha, sabonete, banheira. O anfitrião poderá decidir quanto seu banheiro vale”, disse Conceição a VEJA. A chegada a São Paulo ocorrerá após o aporte de 800.000 reais de aceleradoras de startups.

    goshower1
    Publicitário Lucas Conceição, de 31 anos, um dos fundadores da Go Shower (Fernanda Conceição, Go Shower/Divulgação)

    Já são 450 usuários cadastrados em Porto Alegre através do site. Os sócios escolheram os primeiros 150 que irão usar o serviço e 50 que irão disponibilizar os chuveiros. “Vamos abrir conforme a demanda para não frustrar os usuários”, explicou Conceição. Isso porque, muitas vezes, apps novos são lançados sem o número de prestadores de serviço e usuários suficientes para um bom funcionamento.

    Na capital gaúcha, o Go Shower atenderá a região dos bairros Moinhos de Vento, Petrópolis, Cidade Baixa, Centro, Centro Histórico, Bom Fim e Rio Branco. Por sua vez, em São Paulo, o app irá atender a região próxima da Avenida Paulista, onde se concentram grandes escritórios, e em pelo menos dois bairros da zona norte.

    Continua após a publicidade

    A empresa fica com 25% do valor cobrado, por cartão de crédito, e o dono do banheiro fica com 75% do preço. Segundo uma estimativa dos sócios, um anfitrião deve oferecer até sete banhos por manhã. Além de Conceição, que é publicitário e já trabalhou nas empresas Cabify e 99 Pop, os outros sócios da Go Shower são Marcelo Barboza, Mateus Wainstein, Samuel Souza e Nícolas Becker.

    Segurança

    Abrir a casa para uma pessoa estranha ou entrar na casa de um desconhecido, porém, envolve alguns riscos de segurança. Por isso, Conceição explica que o aplicativo irá checar documentação de RG, CPF e fotografias.
    Possivelmente, a questão de segurança é o que faz com que mulheres sejam a minoria dos cadastrados até o momento: elas são 20% contra 80% de homens. Dos 20%, apenas 12% delas se colocaram à disposição como anfitriãs.

    Questionado, Conceição disse que a empresa pretende conscientizar não só apenas sobre sustentabilidade e mobilidade, mas também sobre a segurança. Ainda segundo ele, o filtro do aplicativo, a partir do lançamento em São Paulo, permitirá a mulheres que escolham chuveiros em casas de outras mulheres. A comparação é, mais uma vez com o Airbnb: eventuais problemas precisam ser tratados pontualmente e tranquilamente, banindo o anfitrião do app.

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.