Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Ricardo Rangel

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Continua após publicidade

Lula dá três tiros no pé em um só dia

O próprio presidente se encarrega de neutralizar seus acertos

Por Ricardo Rangel Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 20 Maio 2024, 07h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ao tomar as medidas contra a inundação no Rio Grande do Sul, Lula acertou (em cheio!) no atacado. E juntou o útil ao agradável: o que faz de bom para o Sul é bom também para sua popularidade (não há nada errado nisso, diga-se).

    Mas Lula errou no varejo.

    Fez um comício para faturar a crise politicamente. “Eu tenho noção do que essas pessoas estão passando”, disse — não, não tem: o sofrimento dos gaúchos é inconcebível para qualquer um que não esteja vivendo a tragédia.

    Como de hábito, Lula passou um longo tempo falando bem de si mesmo e espinafrando os adversários. Constrangeu o presidente do STF e políticos e autoridades ligados a outros partidos, que estavam ali para um evento de solidariedade e união cívica e se viram no papel de coadjuvantes do petista.

    O interesse eleitoreiro na tragédia fica ainda mais claro com a nomeação de um político adversário do governador Eduardo Leite para a nova Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande. A nomeação põe em risco a necessária aliança entre União e estado para o combate à tragédia e tende a ser ruim para a popularidade do presidente. Lula juntou o inútil ao desagradável.

    Continua após a publicidade

    Como não poderia deixar de ser, o comício e a nomeação foram mal recebidos pela opinião pública e forneceram farto material para o bolsonarismo.

    Por fim, ao tirar Paulo Pimenta, Lula deixa sem titular a Secretaria de Comunicação — justamente a área da qual mais precisa para melhorar sua popularidade.

    Se as providências contra o desastre foram um tiro perfeito no alvo, o comício, a nomeação de Pimenta e comunicação acéfala foram três tiros no pé em um só dia.

    Continua após a publicidade

    Alguém precisa dizer a Lula que o maior inimigo de sua popularidade é seu próprio voluntarismo.

    (Por Ricardo Rangel em 20/05/2024)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.