Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

VAMOS FALAR FINALMENTE DE SÃO PAULO: “FORA PT E LEVA A DILMA COM VOCÊ”

Vejam estes vídeos: São Paulo também voltou a parar. Houve vários focos de manifestação. O centro foi mesmo a Avenida Paulista. Não houve confronto com a Polícia. Na maior cidade do país, o desentendimento se deu mesmo entre os manifestantes. Rui Falcão, presidente do PT, convocou os militantes do partido a sair às ruas. Eles […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 05h57 - Publicado em 21 jun 2013, 00h52

Vejam estes vídeos:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=sG7XamI0eRk%5D

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=j0wUwlH-2_Y%5D

São Paulo também voltou a parar. Houve vários focos de manifestação. O centro foi mesmo a Avenida Paulista. Não houve confronto com a Polícia. Na maior cidade do país, o desentendimento se deu mesmo entre os manifestantes. Rui Falcão, presidente do PT, convocou os militantes do partido a sair às ruas. Eles foram, mas…

Pois é! A petezada foi cercada por participantes do protesto que rejeitam a presença de partidos políticos na passeata. Não seguiram Mayara Vivian, que afirmou querer, sim, a colaboração das legendas de esquerda, inclusive do petismo.

A situação ficou tensa. Aquela rima que há no título não reproduz um outro versinho, que não se escreve em blog de família como este, que começa com “vai se…” e é complementado com um verbo no infinitivo, da segunda conjugação, mas que perde o “r” na versão oral e acaba virando uma oxítona terminada em “e”…

Continua após a publicidade

Os petistas tentaram resistir, mas não houve jeito. Tiveram de enrolar as suas bandeiras e sair de fininho. A Paulista foi tomada de ponta a ponta. Rodovias, como a Castelo Branco, também foram interditadas. Houve manifestação num trecho do Rodoanel.

É claro que é gostoso ver o oportunismo do partido ser rejeitado como foi. É claro que os petistas estão provando de seu próprio veneno. Mas é hora de estruturar, então, as reivindicações, arrumar os interlocutores, delimitar o espaço das manifestações — se for o caso, a gente entrega o Vale do Anhangabaú para todo mundo que tem uma demanda. Eu mesmo vou lá apresentar as minhas…

“Reinaldo, nem esse ‘fora PT e leva a Dilma com você’ o faz mudar de ideia sobre a manifestação?” Queridos, o calor da hora não me comove. O diabo é diabo porque é velho, não porque seja necessariamente sábio. Eu não me apresento como sábio, mas já estou meio velho. Escrevi hoje de manhã por que vejo com maus olhos esse negócio. A razão principal é que força o único movimento realmente organizado do país a uma reciclagem pela esquerda. O segundo motivo importante, dentre tantos outros, é a agressão a alguns fundamentos do que é um regime democrático e uma sociedade civilizada.

Se houver todo dia gente no Anhangabaú, em plena praça pública, gritando “Fora PT e leva a Dilma com você”, sem fogueira, sem pancadaria, sem saque, sem depredação e sem violar o direito de ir e vir, pode até ser que eu passe por lá para levar meus cabelos brancos.

Mas exijo o meu direito de levar um cartaz pedindo que a passagem de ônibus volte a R$ 3,20 porque não considero justo com os pobres que investimentos do Estado e da cidade sejam cortados para fazer a vontade de caridoso radicais da elite brasileira.

Eu sou antipetista por um império da racionalidade, não da irracionalidade.

Continua após a publicidade

Publicidade