VAMOS FALAR FINALMENTE DE SÃO PAULO: “FORA PT E LEVA A DILMA COM VOCÊ”
Vejam estes vídeos: São Paulo também voltou a parar. Houve vários focos de manifestação. O centro foi mesmo a Avenida Paulista. Não houve confronto com a Polícia. Na maior cidade do país, o desentendimento se deu mesmo entre os manifestantes. Rui Falcão, presidente do PT, convocou os militantes do partido a sair às ruas. Eles […]
Vejam estes vídeos:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=sG7XamI0eRk%5D
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=j0wUwlH-2_Y%5D
São Paulo também voltou a parar. Houve vários focos de manifestação. O centro foi mesmo a Avenida Paulista. Não houve confronto com a Polícia. Na maior cidade do país, o desentendimento se deu mesmo entre os manifestantes. Rui Falcão, presidente do PT, convocou os militantes do partido a sair às ruas. Eles foram, mas…
Pois é! A petezada foi cercada por participantes do protesto que rejeitam a presença de partidos políticos na passeata. Não seguiram Mayara Vivian, que afirmou querer, sim, a colaboração das legendas de esquerda, inclusive do petismo.
A situação ficou tensa. Aquela rima que há no título não reproduz um outro versinho, que não se escreve em blog de família como este, que começa com “vai se…” e é complementado com um verbo no infinitivo, da segunda conjugação, mas que perde o “r” na versão oral e acaba virando uma oxítona terminada em “e”…
Os petistas tentaram resistir, mas não houve jeito. Tiveram de enrolar as suas bandeiras e sair de fininho. A Paulista foi tomada de ponta a ponta. Rodovias, como a Castelo Branco, também foram interditadas. Houve manifestação num trecho do Rodoanel.
É claro que é gostoso ver o oportunismo do partido ser rejeitado como foi. É claro que os petistas estão provando de seu próprio veneno. Mas é hora de estruturar, então, as reivindicações, arrumar os interlocutores, delimitar o espaço das manifestações — se for o caso, a gente entrega o Vale do Anhangabaú para todo mundo que tem uma demanda. Eu mesmo vou lá apresentar as minhas…
“Reinaldo, nem esse ‘fora PT e leva a Dilma com você’ o faz mudar de ideia sobre a manifestação?” Queridos, o calor da hora não me comove. O diabo é diabo porque é velho, não porque seja necessariamente sábio. Eu não me apresento como sábio, mas já estou meio velho. Escrevi hoje de manhã por que vejo com maus olhos esse negócio. A razão principal é que força o único movimento realmente organizado do país a uma reciclagem pela esquerda. O segundo motivo importante, dentre tantos outros, é a agressão a alguns fundamentos do que é um regime democrático e uma sociedade civilizada.
Se houver todo dia gente no Anhangabaú, em plena praça pública, gritando “Fora PT e leva a Dilma com você”, sem fogueira, sem pancadaria, sem saque, sem depredação e sem violar o direito de ir e vir, pode até ser que eu passe por lá para levar meus cabelos brancos.
Mas exijo o meu direito de levar um cartaz pedindo que a passagem de ônibus volte a R$ 3,20 porque não considero justo com os pobres que investimentos do Estado e da cidade sejam cortados para fazer a vontade de caridoso radicais da elite brasileira.
Eu sou antipetista por um império da racionalidade, não da irracionalidade.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.