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Reinaldo Azevedo

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Se Neschling sair, governo de SP quer Minczuk

Se o maestro John Neschling deixar a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), o governo do Estado já tem uma emenda que considera até melhor do que o soneto. Quer trazer como regente titular e diretor artístico Roberto Minczuk (lê-se “Mintchuk”, como “tchau”), que ocupa essas mesmas funções na Orquestra Sinfônica Brasileira e […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 22h32 - Publicado em 10 abr 2007, 03h51
Se o maestro John Neschling deixar a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), o governo do Estado já tem uma emenda que considera até melhor do que o soneto. Quer trazer como regente titular e diretor artístico Roberto Minczuk (lê-se “Mintchuk”, como “tchau”), que ocupa essas mesmas funções na Orquestra Sinfônica Brasileira e na Filarmônica de Calgary, no Canadá. Ele também tem a direção artística do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. A Osesp recebe do governo do Estado imodestos R$ 40 milhões por ano. Bem, ninguém é dono da orquestra, certo?, que recebe essa dinheirama toda do conjunto dos paulistas. O importante é que funcione, com qualidade e aplicação decente do suado dinheirinho (dinheirão) do contribuinte, mesmo daquele que não tem ouvidos para música. O cargo de comandante da Osesp, hoje em dia, paga talvez o mais alto salário, digamos, público do país: juntando tudo, algo em torno de R$ 100 mil por mês, apurou este blog. Já há presidente de banco estrangeiro lamentando ser ignorante em música. Ou correria para disputar essa batuta…
Informa a página de Roberto Minczuk na Internet:
Ocupou os postos de diretor artístico adjunto e regente associado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), e em 2005, foi o seu principal regente convidado. Além disso, foi diretor artístico e regente titular da Sinfônica de Ribeirão Preto e regente titular da Sinfônica da Universidade de Brasília.
Já regeu as orquestras filarmônicas de Nova York, Los Angeles e Israel, Orquestra da Filadélfia; sinfônicas de St. Louis, Atlanta, Baltimore, Detroit, Houston, Toronto e Ottawa, dentre outras. Na Europa, regeu as filarmônicas de Londres, Oslo, Hallé, Orquestra Nacional de Lyon e Royal National Scottish. Na próxima temporada, estréia à frente da Orquestra de Minnesota e Sinfônica de Dallas.
Estreou nos Estados Unidos regendo a Filarmônica de Nova York em 1998 e em 2002, foi convidado a assumir o posto de regente associado, cargo pela última vez ocupado por Leonard Bernstein.
Em 2001 recebeu o Prêmio Martin Segall, concedido ao jovem talento de maior destaque do Lincoln Center; em 2004, ganhou o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Clássico com o seu primeiro CD, Jobim Sinfônico; em 2005, o mesmo CD recebeu indicação ao Grammy como Melhor Álbum Crossover. Ainda em 2004, foi premiado com o Emmy pelo programa New York City Ballet – Lincoln Center Celebrates Balanchine 100 (live from Lincoln Center) na categoria Destaque de Programa de Classe Especial, transmitido ao vivo, pela tv pública PBS, para todos os Estados Unidos.
Com a Filarmônica de Londres, gravou pela Naxos obras de Ravel, Piazzolla, Martin e Tomasi e com a Sinfônica do Estado de São Paulo pelo selo BIS, a integral das Bachianas brasileiras e outro CD dedicado a danças brasileiras. Regeu quatro concertos da Filarmônica de Londres durante a turnê 2006 da orquestra nos Estados Unidos.

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