Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Repudio cada ditadura segundo a sua natureza

Outro internauta, petralha certamente, me acusa de ser severo com o regime iraniano e suave com o egípcio. A primeira afirmação é verdade, a segunda é uma estupidez. Não condescendo com ditador nenhum. O que faço é repudiar cada ditadura segundo a sua natureza. Um democrata egípcio e um iraniano devem correr riscos semelhantes, ainda […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 13h01 - Publicado em 28 jan 2011, 17h19

Outro internauta, petralha certamente, me acusa de ser severo com o regime iraniano e suave com o egípcio. A primeira afirmação é verdade, a segunda é uma estupidez. Não condescendo com ditador nenhum. O que faço é repudiar cada ditadura segundo a sua natureza.

Um democrata egípcio e um iraniano devem correr riscos semelhantes, ainda que um e outro sejam perseguidos segundo argumentos distintos. Do ponto de vista das vítimas e dos direitos fundamentais do homem, todos os facínoras são igualmente nefastos. Não há como escolher. E notem que, na tirania egípcia, o povo não elege o seu presidente; na iraniana, sim. Eleição, por si, não faz democracia. Adiante.

Para a segurança do mundo, e estamos no mundo, é evidente que o risco da ditadura iraniana é muito superior ao da ditadura egípcia — de fato, esta não oferece risco nenhum. Ao contrário até: Hosni Mubarak tem a virtude de tratar os terroristas no chicote. O problema é que ele trata no chicote também quem não é terrorista. Sua ditadura não é diferente da de Nasser — o modelo vem de lá. Mas aquele tinha um sonho… Um mau sonho!

Repudio todas as ditaduras. Segundo a sua natureza! Se o preço da queda de Mubarak fosse um governo da Irmandade Muçulmana, por exemplo, sustento que seria caro demais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.