Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Pagando pelo bundalelê – Renan recua do “passe livre aéreo” e agora diz que devolverá R$ 32 mil por uso privado de avião da FAB

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), um dos principais alvos dos protestos em Brasília, mudou de ideia. Depois de afirmar, cheio de moral, que não pagaria coisa nenhuma pelo uso de um avião da FAB para ir a uma festa de casamento — embalada pelo som de Latino —, mudou de ideia. A população, […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 05h50 - Publicado em 5 jul 2013, 17h21

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), um dos principais alvos dos protestos em Brasília, mudou de ideia. Depois de afirmar, cheio de moral, que não pagaria coisa nenhuma pelo uso de um avião da FAB para ir a uma festa de casamento — embalada pelo som de Latino —, mudou de ideia. A população, claro!, reagiu mal a mais um bundalelê. Então ele decidiu pagar pelo uso obviamente indevido de um bem público. Segue texto na VEJA.com. Comento no próximo post.
*
O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), voltou atrás nesta sexta-feira e decidiu devolver aos cofres públicos 32 000 reais pelo uso da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) no dia 15 de junho. Renan requisitou o avião para ir a um casamento na Bahia. Nesta quinta-feira, ele havia dito que não devolveria o dinheiro e defendeu o uso do jatinho em evento particular.

“Antecipadamente, o senador está recolhendo aos cofres públicos os valores – 32 000 reais – relativos ao uso da aeronave em 15 de junho entre as cidades de Maceió, Porto Seguro e Brasília, objeto de dúvidas levantadas pelo noticiário”, disse, em nota, a secretaria de imprensa do Senado.

Renan solicitou o avião da FAB para se deslocar entre Maceió, Porto Seguro e Brasília, sem agenda pública como parlamentar. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, ele usou um jato C-99 da FAB para ir da capital alagoana para Trancoso (BA), em 15 de junho. O único evento a que Renan compareceu foi o casamento da filha mais velha do senador e colega de partido Eduardo Braga (PMDB-AM). A cerimônia badalada contou com a presença de vários empresários e políticos. O cantor Latino fez um show privativo. Na madrugada do dia 16 de junho, o senador retornou a Brasília.

Embora Renan tenha requisitado o jatinho em meio à onda de manifestações pelo país, o Senado afirmou estar “sensível à nova agenda e aos novos tempos”. A secretaria de imprensa do Senado afirmou que Renan está “formalizando consulta” ao Conselho de Transparência da Casa, para que o órgão “se manifeste sobre o uso da aeronave para cargos de representação”.

A nota diz também que o Senado votou, nas últimas semanas, uma série de projetos de apelo popular, como resposta à onda de protestos no Brasil. Tais iniciativas, diz o texto, “não serão embaçadas ou prejudicadas por quaisquer diversionismos políticos”.

Câmara
Colega de partido de Renan, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), também foi flagrado usando jatinho da FAB com familiares e convidados para ver a final da Copa das Confederações, no Rio de Janeiro. Alves assumiu “erro” e decidiu devolver 9.700 reais aos cofres públicos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.