Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Obama não deve fechar Guantánamo… Não me digam!!!

Nunca acreditei que o presidente dos EUA, Barack Obama, fosse fechar Guantánamo, como atesta a arquivo deste blog. Os que se entusiasmavam com a idéia não se davam conta da dificuldade legal. Alguns tontos acreditavam que eu escrevia aquelas coisas só porque, bem…, eu seria um “reacionário”, e eles, obviamente, progressistas. A ilusão é um […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 12h48 - Publicado em 18 fev 2011, 05h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nunca acreditei que o presidente dos EUA, Barack Obama, fosse fechar Guantánamo, como atesta a arquivo deste blog. Os que se entusiasmavam com a idéia não se davam conta da dificuldade legal. Alguns tontos acreditavam que eu escrevia aquelas coisas só porque, bem…, eu seria um “reacionário”, e eles, obviamente, progressistas. A ilusão é um direito, o que não quer dizer que não possa ser também burrice. Leiam o que está na Folha de hoje. Volto em seguida:

    Publicidade

    Chances de fechar Guantánamo são pequenas, diz Gates
    Para o secretário da Defesa dos EUA, Robert Gates, as chances de fechar a prisão na base de Guantánamo, em Cuba, são “muito, muito pequenas” devido à ampla oposição dos parlamentares à proposta. O secretário disse que vê poucas esperanças de um avanço nesse sentido. O Congresso aprovou uma lei, promulgada pelo presidente Barack Obama no mês passado, que impede que suspeitos de terrorismo que estão detidos em Guantánamo sejam levados a julgamento nos EUA. Segundo a Casa Branca, Obama ainda pretende cumprir sua promessa de fechar a prisão. Guantánamo foi internacionalmente criticada pelo tratamento dado aos detentos.

    Voltei
    A culpa é do Congresso, é? Bem, Obama sabia que teria de governar com um, né? Até outro dia, tinha a maioria nas duas Casas. No dia 10 de novembro de 2008, este escriba mandou  ver neste bloguinho o seguinte texto — vejam que “premonitório” eu fui,  uma daquelas premonições sopradas pela  simples lógica:
    *
    Obama ainda nem assumiu, mas, como se vê, já está mudando o mundo: “Obama mudará 200 decretos de Bush; Obama levará presos de Guantánamo para os EUA; Obama vai dialogar com Ahmadinejad; Obama….”

    Obama, pelo visto, fará tudo aquilo que Bush não fazia e que, diz-se, McCain não faria porque, vocês sabem, a América estava sob o domínio dos homens maus, do Lobo Mau. Agora virá o Chapeuzinho Vermelho “bronzeado”, como disse o tonto do Beslusconi, e tudo voltará a ser róseo na Casa Branca, a exemplo da era Clinton, não é?, enquanto a Al Qaeda preparava as suas ações; a Coréia do Norte, a sua bomba; o Afeganistão e o Paquistão, os seus radicais…

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Qual será a resposta de Obama para os terroristas de Guantánamo? Levá-los para julgamento nos EUA significará, com raras exceções, dar-lhes a liberdade e as garantias de que gozam os cidadãos americanos. O novo presidente pode soltar na América os cachorros loucos? A legislação do país, pensada para tempos de paz, prevê garantias que não compreendem a prática do terrorismo. É confortável pensar que há pobres inocentes em Guantánamo. Poucos se dão conta de que a grande maioria foi feita prisioneira no campo de batalha, servindo a milícias dedicadas ao terrorismo.

    Ou Obama cria tribunais especiais nos EUA para julgar esses caras – e não é uma operação fácil, trivial – ou vai premiá-los com a liberdade. Essa é mais uma notícia que está na esfera de uma das mudanças havidas na América: Barney, o cão ranheta [de Bush], cedeu seu lugar ao vira-lata “Press”, que está sempre abanando o rabo. Talvez “Press” considere que um tribunal de exceção em solo americano seja bem mais decente do que em Guantánamo.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.