Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

O que disse à Jovem Pan Ives Gandra Martins sobre este colunista

Em entrevista ao “Jornal da Manhã”, da Jovem Pan, professor lembra que é preciso respeitar o devido processo legal e o direito de defesa

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 17 Maio 2017, 09h18 - Publicado em 16 Maio 2017, 22h48

Em entrevista ao “Jornal da Manhã”, da Rádio Jovem Pan, Ives Gandra da Silva Martins, um dos mais respeitados e respeitáveis juristas do país, fez elogios à defesa que este jornalista tem feito do Eestado de direito.

Faço críticas a aspectos da Lava Jato desde o primeiro ano da operação. As minhas referências são sempre a democracia, o estado de direito e o devido processo legal.

Não disponho de instrumentos melhores do que esses a oferecer aos leitores. A opinião é livre, mas ela tem de ser informada. Como já disse alguém, todos têm direito à própria opinião, mas não aos próprios fatos.

Sim, no fim das contas, parte das escolhas que fazemos e das nossas aprovações e reprovações está assentada em juízos de valor, que são disposições subjetivas, particulares. Para que isso ganhe o status de opinião responsável, é preciso que tais disposições estejam assentadas em fatos.

Continua após a publicidade

Assim, é preciso que fique claro: uma opinião pode ser mentirosa se prescinde de qualquer base objetiva.

Ultimamente, no campo do direito, assoberbam-se os abelhudos. “Ah, você é um deles”, diria alguém. Pode até ser, mas eu estudo. E procuro falar com quem sabe mais do que eu. Não tem sido a regra no país. Infelizmente!

Críticas absurdas
Não dou plantão em redes sociais, já disse, mas é claro que me chegam ecos do que por lá vai. Entre os críticos, há os rematados imbecis, que resolveram anunciar a minha (re)conversão ao petismo, o que é do balacobaco.

Continua após a publicidade

Já os imbecis rematados asseguram que só faço críticas à operação porque quero proteger os… tucanos! Ah, inteligente essa, hein?

Há os que se pretendem pragmáticos e perguntam: “Será que o Reinaldo pensa que o Brasil é a Suíça?”, o que me faz supor que existem pessoas para as quais o estado de direito e de triunfo da lei é dessas excentricidades a que só os países ricos podem se permitir.

Não! Eu penso que o Brasil é o Brasil mesmo, com todas as dificuldades. Preservar o molde legal e institucional, numa democracia, é a escolha essencial que um conservador deve fazer. E não para engessar a sociedade, mas para que ela se renove sem praticar injustiças.

É o que eu penso. Fico feliz que o doutor Ives Gandra Martins, sabendo o que sabe e sendo quem é, reconheça neste escriba e comentarista a defesa intransigente da civilidade democrática.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.