Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

O novo papa e o sentido das palavras

Tenho 51 anos. Nem tão antigo assim, mas ainda do tempo em que as palavras faziam sentido. No post sobre a escolha do novo papa, afirmei que votaria em Peter Turkson se cardeal fosse, não que ele será o ungido. Acho que tudo converge mesmo para o nome de Angelo Scola, e a Igreja Católica […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 06h45 - Publicado em 4 mar 2013, 15h53

Tenho 51 anos. Nem tão antigo assim, mas ainda do tempo em que as palavras faziam sentido. No post sobre a escolha do novo papa, afirmei que votaria em Peter Turkson se cardeal fosse, não que ele será o ungido. Acho que tudo converge mesmo para o nome de Angelo Scola, e a Igreja Católica estará em boas mãos. É o candidato in pectore de Bento XVI, o papa emérito, tem sólida formação teológica e mantém diálogo com o Islã, o que é considerado positivo por muita gente. Nesse particular, eis um dos pontos que determinariam o meu voto: prefiro Turkson, que sabe que o diálogo só é possível até a página 30. Os crimes do Islã — ou de quem fale em seu nome —, especialmente na África, têm é de ser denunciados.

Leitores afirmam que o catolicismo é mais perseguido hoje no Oriente Médio do que na África. Depende do que se entende por isso. Em boa parte dos países árabes e no Irã, os cristãos nem mesmo se manifestam, e o convertido pode ser preso, processado e condenado à morte. É claro que existe uma repressão violenta. Eu me referia, em especial, ao número de pessoas perseguidas em razão da religião. Na África, comunidades inteiras estão sendo dizimadas por milícias islâmicas. E isso não tem 1% do prestígio noticioso das escaramuças entre palestinos e israelenses, por exemplo. Um papa africano ajudaria ao menos a tirar da clandestinidade essas ocorrências.

De resto, a Igreja pode surpreender, como ocorreu com João Paulo II, o papa polonês. Visto o passado à luz do que sabemos hoje, a escolha nos afigura até óbvia. Mas foi uma surpresa e tanto em 1978, seja pela origem do papa, seja pela idade — tinha, então, 58 anos — na verdade, 57. Há, sim, a possibilidade de a Igreja ter um papa que fala húngaro.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.