Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

MP da compra de bancos por BB e Caixa é aprovada na Câmara

Por Denise Madueño, no Estadão:O governo conseguiu manter na Câmara os principais pontos da Medida Provisória 443, que permite que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal comprem instituições financeiras privadas e públicas sem licitação. Sob protestos da oposição, o texto aprovado ontem permite que a Caixa Banco de Investimentos, empresa criada pela […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 21h44 - Publicado em 13 nov 2008, 05h03
Por Denise Madueño, no Estadão:
O governo conseguiu manter na Câmara os principais pontos da Medida Provisória 443, que permite que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal comprem instituições financeiras privadas e públicas sem licitação. Sob protestos da oposição, o texto aprovado ontem permite que a Caixa Banco de Investimentos, empresa criada pela MP e diretamente ligada à Caixa, compre, sem restrições, empresas do ramo que quiser, inclusive de construção civil.
A única limitação, de acordo com as regras para bancos de investimento, é que a participação em empresas não pode ultrapassar a metade do patrimônio da Caixa Banco de Investimentos. A MP será examinada agora pelo Senado.
O relator da MP 443, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), admitiu que a Caixa Banco de Investimentos está livre para investir em várias áreas, mas afirmou que esse não é o interesse da instituição. “Não há interesse de comprar empresas. Um banco de investimentos não tem como pressuposto imobilizar patrimônio. Ele trabalha com ações conversíveis.”
A oposição protestou . “A Caixa vai poder comprar empresas de gravata a chapéu. Ela poderá investir no que quiser”, reagiu o líder do PSDB, José Aníbal (SP). A oposição (PSDB, DEM e PPS) tentou retirar da MP o artigo que cria a Caixa Banco de Investimentos S.A., apelidada de CaixaPar, mas foi derrotada por 249 votos contra 75 e uma abstenção.
Durante as negociações com o Congresso, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, chegou a admitir que fosse incluído na MP dispositivo determinando que a participação da Caixa no capital de construtoras fosse sempre minoritária.
Assinante lê mais aqui

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.