Mistérios de Minas 1 – Direção petista deve barrar união
Por Luciana Nunes Leal, no Estadão:No mesmo dia que o governador de Minas, Aécio Neves, defendeu uma aliança entre tucanos e petistas em nível muncipal e até mesmo federal, reunião da Executiva Nacional do PT deixou claro que a maioria dos dirigentes não aceitaria uma aproximação. Foi marcada para 24 de março a reunião do […]
No mesmo dia que o governador de Minas, Aécio Neves, defendeu uma aliança entre tucanos e petistas em nível muncipal e até mesmo federal, reunião da Executiva Nacional do PT deixou claro que a maioria dos dirigentes não aceitaria uma aproximação. Foi marcada para 24 de março a reunião do Diretório Nacional que dará a palavra final sobre a política de alianças para as eleições municipais. A tendência é o veto à aliança com o PSDB, o que frustrará a articulação de Aécio com o prefeito de Belo Horizonte, o petista Fernando Pimentel, para formar uma coalizão na capital mineira.
“Não discutimos o mérito. Existe uma resolução anterior do Diretório Nacional do PT de que os partidos de esquerda são os aliados preferenciais”, disse o secretário-geral do PT, deputado José Eduardo Martins Cardozo (SP). O documento citado pelo deputado, aprovado pelo Diretório Nacional no dia 9, dá preferência a alianças com PSB, PC do B e PDT.
Assinante lê mais aqui