Mercadante, o homem do “hacker’s day”, será ouvido por comissão
Ai, que pregui… A Agência Câmara informa o que segue. Volto em seguida: A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 6, a realização de audiência pública com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Ele deve prestar esclarecimentos sobre os recentes ataques de hackers a sites do […]
Ai, que pregui…
A Agência Câmara informa o que segue. Volto em seguida:
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 6, a realização de audiência pública com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Ele deve prestar esclarecimentos sobre os recentes ataques de hackers a sites do governo federal, ocorridos durante o feriado de Corpus Christi. Mercadante também deve falar sobre os riscos para o patrimônio e para os bancos de dados do poder público e sobre os instrumentos de segurança digital empregados atualmente pelo Planalto. A data não foi marcada. O debate foi proposto pelos deputados Fernando Francischini (PSDB-PR) e Vanderlei Macris (PSDB-SP). Eles disseram que os ataques, além de retirar diversos sites do ar, entre eles o da Presidência da República, também permitiram, em alguns casos, o acesso a informações públicas sigilosas. Os deputados afirmaram também que a onda de ataques faz questionar os atuais parâmetros de segurança virtuais, assim como os riscos implicados para as informações governamentais e para o próprio patrimônio público.
Comento
Sim, é claro que eu acho que o ministro tem de ser ouvido. Mas é preciso começar com uma pergunta-exortação:
“Ministro, antes que Vossa Excelência responda qualquer outra pergunta, seria possível o sr. revogar o elogio aos hackers, a oferta que lhes fez de emprego e a sugestão de criar um ‘hacker’s day’?”
Caso ele não revogue, é o caso de dispensá-lo e de pedir à Procuradoria Geral da República que tome providências.