Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Mas por que o PT não pode controlar o que devemos ver e ouvir?

O autoritarismo petista não avança com estrondos, mas com suspiros. Os inocentes e até os de boa-fé podem indagar: “Pô, mas que mal há em multar as empresas que veiculem preconceitos ou matérias ofensivas ou inadequadas ao horário?” A resposta, leitor, é esta: é o mal que há no capeta disfarçado de anjo. Se o […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 13h25 - Publicado em 7 dez 2010, 15h44

O autoritarismo petista não avança com estrondos, mas com suspiros. Os inocentes e até os de boa-fé podem indagar: “Pô, mas que mal há em multar as empresas que veiculem preconceitos ou matérias ofensivas ou inadequadas ao horário?” A resposta, leitor, é esta: é o mal que há no capeta disfarçado de anjo. Se o Coisa Ruim mostrasse a sua verdadeira face, ninguém se deixaria seduzir. A pergunta que se coloca desde logo é esta: quem vai decidir o que ofende ou não? Os petistas incompetentes e desempregados, pendurados em alguma ONG ou vivendo de dinheiro público, logo respondem: “A sociedade civil organizada!” É mesmo? E quem é “a” sociedade civil, cara pálida? Onde ela mora?

A “sociedade civil” é quem o PT e as organizações militantes decidem ser a sociedade civil. Quando veio a público o Programa Nacional-Socialista dos Direitos Humanos, lembro-me que um desses bananas espertalhões resolveu defender o caráter “democrático” das audiências que resultaram no texto. Seu argumento principal: foi tudo tão público que 20 mil pessoas teriam sido ouvidas!!! Vinte mil? Numa sociedade de quase 200 milhões, 135 milhões dos quais são eleitores? É por isso que existe democracia representativa no Brasil, entenderam? A canalha esquerdopata quer substituí-la pela democracia direta porque sabe que esta se transforma num mecanismo de decisão das minorias mobilizadas.

Fico aqui a imaginar algumas situações. A Constituição, por exemplo, defende os princípios da justiça social — e nem poderia ser diferente. Existem leis favoráveis à reforma agrária. Tudo muito certo, tudo muito bem! Uma reportagem que fosse crítica, por exemplo, aos métodos do MST correria o risco de ser considerada “preconceituosa” e até, imaginem!, de fazer a apologia da ilegalidade. Bastaria que, para isso, se considerasse que os bravos de João Pedro Stedile nada mais fazem do que tentar dar conseqüência prática à Constituição; seus críticos, portanto, estariam contra os bons valores!

Na reportagem do post abaixo, o deputado Fernando Ferro (PE), líder do PT na Câmara, entrega o jogo e confirma o que escrevi no texto da madrugada: o partido fez uma proposta inaceitável para arrancar alguma concessão. Traduzindo: se o PT avançar um pouco no “controle da mídia”, mais um suspiro de autoritarismo, já está de bom tamanho. O que o partido quer é que o jornalismo aprenda a se comportar direitinho, entenderam?, como se, hoje, ele já não fosse o principal canal de propaganda dos valores da esquerda. Falo mais a respeito daqui a pouco.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.