Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Manter Guantánamo ajuda Obama em eleição

Por Denise Chrispim Marin, no Estadão: A imagem do presidente americano, Barack Obama, pode ser afetada no exterior pelo fato de ele não ter fechado a prisão de Guantánamo, em Cuba, após dois anos de governo. Nos EUA, entretanto, sua reeleição, em 2012, estaria comprometida se ele tivesse cumprido a promessa, segundo analistas. “Acredito que […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 13h53 - Publicado em 26 abr 2011, 06h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por Denise Chrispim Marin, no Estadão:
    A imagem do presidente americano, Barack Obama, pode ser afetada no exterior pelo fato de ele não ter fechado a prisão de Guantánamo, em Cuba, após dois anos de governo. Nos EUA, entretanto, sua reeleição, em 2012, estaria comprometida se ele tivesse cumprido a promessa, segundo analistas.

    “Acredito que sua promessa de campanha tenha sido sincera na época, mas também foi um erro”, afirmou Thomas Mann, do Brookings Institution. “Suspeito que a prisão esteja funcionando enquanto Obama estiver na Casa Branca.”

    De acordo com o analista conservador Michael Barone, Obama não se arriscará a um confronto com a opinião pública sobre um tema tão sensível quanto a prisão de Guantánamo, destinada a suspeitos de envolvimento nos atentados de 11 de setembro de 2001 e em outros atos de terror.

    Rebelião interna. Mesmo no partido de Obama, o Democrata, vários congressistas chegaram a pedir que o presidente não enviasse a proposta de fechamento da prisão ao Congresso.

    Continua após a publicidade

    “Se a opinião pública for contra o fechamento de Guantánamo, Obama não levará adiante sua promessa. Primeiro, porque a maioria dos americanos não quer isso. Segundo, porque será perigoso para seu futuro político”, disse Barone.

    O prejuízo para o presidente americano, dentro dos EUA, estará na parcela do eleitorado que mais se importa com as questões de direitos humanos e se encontra à esquerda do Partido Democrata. No plano internacional, segundo analistas, o dano será maior para Obama nos países árabes.

    O presidente americano surpreendeu muita gente este ano ao manter os prisioneiros de Guantánamo sujeitos a tribunais militares, iniciativa tida como sinal de abandono de sua promessa de fechar a prisão. Aqui

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.