Lula, a rainha Margareth e a piada velha do “en passant”
Na Folha:Em discurso improvisado e bem-humorado ontem, em uma inauguração de uma escola técnica em Cabo Frio (RJ), o presidente Lula errou o nome da rainha da Inglaterra, disse que trocou o “menas laranja” por “en passant” e provocou o atacante corintiano Ronaldo, dizendo que ele teria de jogar por mais três horas para marcar […]
Em discurso improvisado e bem-humorado ontem, em uma inauguração de uma escola técnica em Cabo Frio (RJ), o presidente Lula errou o nome da rainha da Inglaterra, disse que trocou o “menas laranja” por “en passant” e provocou o atacante corintiano Ronaldo, dizendo que ele teria de jogar por mais três horas para marcar um gol na sua estreia.
Lula trocou o nome da rainha da Inglaterra, Elizabeth 2º. Após ressaltar que o problema da educação exige o comprometimento dos Estados e municípios, fez referência à monarca para elogiar iniciativa do governo do Rio.
“Na semana passada eu vim ao Rio e fui lá na favela em Manguinhos com o [governador] Sérgio Cabral. Inauguramos uma escola (…) que, se eu levar a rainha Margareth da Inglaterra, ela vai pensar que é uma escola de Londres, de tão bonita que é”, disse.
Sem se dar conta do erro, Lula prosseguiu o discurso normalmente.
Lula citou seu caso para exemplificar a importância da educação. “Vocês sabem a quantidade de preconceito lançado contra mim. Diziam que eu não tinha competência para governar o Brasil porque não falava direito, porque eu falava “menas” laranja. Hoje falo até “en passant” [expressão francesa que significa de passagem].”
Torcedor do Corinthians, Lula ironizou a estreia de Ronaldo na vitória por 2 a 0 contra o Itumbiara anteontem. “O Corinthians está bem, contratou o Ronaldão. Viram que ele estreou ontem e quase marcou um gol. Mais umas três horas de jogo e ele teria marcado”, disse e completou: “Ou não aguentaria jogar as três horas”.