Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Factóide, estatismo e pudor

Assistimos ontem, com o anúncio da superjazida de Tupi, ao maior factóide da história da imprensa brasileira — e a um dos maiores do mundo. Não porque inexista petróleo lá na tal camada pré-sal, mas porque o que se anunciou ontem é rigorosamente o que já se sabia há pelo menos dois anos. Gente especializada […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 20h13 - Publicado em 9 nov 2007, 14h22
Assistimos ontem, com o anúncio da superjazida de Tupi, ao maior factóide da história da imprensa brasileira — e a um dos maiores do mundo. Não porque inexista petróleo lá na tal camada pré-sal, mas porque o que se anunciou ontem é rigorosamente o que já se sabia há pelo menos dois anos. Gente especializada na área, que estuda isso, o sabe ainda há mais tempo.

Leio os jornais hoje. Nem uma miserável palavra a respeito. Todo mundo foi diligentemente pautado pelo governo, reproduzindo o seu ponto de vista. Há coisas verdadeiramente notáveis. Guilherme Estrella, diretor da Petrobras, afirmou que a divulgação da reserva — 5 bilhões de barris, 8 bilhões de barris ou, quem sabe?, 20 bilhões de barris — buscou “evitar especulação”. Nem diga. As ações da Petrobras subiram mais de 14%. Especulação a gente combate é assim…

O que o governo conseguiu ontem, de fato, foi aumentar a sua mão grande no setor de petróleo, atendendo às demandas daqueles que pretendem, na prática, a plena reestatização do setor. A notícia velha da superjazida serviu de pretexto para o anúncio de que os 41 blocos de exploração vizinhos à grande reserva estavam excluídos da 9ª Rodada de Licitações. Dilma Rousseff, enfática, falava na defesa dos “interesses nacionais”. O capital privado como adversário dos interesses nacionais… De novo! Caracas!

Há quem queira que ninguém consegue governar com excesso de pudor. Eis um mal de que o PT, definitivamente, não padece.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.