Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Excesso de falta de informação

Pode estar havendo, e espero que esse temor seja infundado, um excesso de entusiasmo com o movimento “por democracia” nas ditaduras árabes. Vimos ontem uma manifestação gigantesca no Iêmen, que é um verdadeiro celeiro de terroristas da Al Qaeda — talvez o principal fornecedor de mão-de-obra obra para o jihadismo. O governo do Iêmen é […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 13h01 - Publicado em 28 jan 2011, 14h25

Pode estar havendo, e espero que esse temor seja infundado, um excesso de entusiasmo com o movimento “por democracia” nas ditaduras árabes. Vimos ontem uma manifestação gigantesca no Iêmen, que é um verdadeiro celeiro de terroristas da Al Qaeda — talvez o principal fornecedor de mão-de-obra obra para o jihadismo. O governo do Iêmen é aliado do Ocidente na luta contra o terror.

Algumas sutilezas perigosas começam a compor a paisagem analítica. Aqui e ali se fala que Israel passa a ter motivos adicionais de preocupação, como se esse país nada tivesse a temer senão a democracia nos países árabes. É isso mesmo? Com mais democracia, Israel corre mais perigo? Ela seria aliada do terrorismo que quer  jogar os judeus ao mar? Que democracia seria essa? Será que todos esses movimentos têm uma mesma raiz e são alimentados por forças semelhantes?

Pensemos um pouco no Egito. Não há democracia possível, por exemplo, sob as “leis” da Irmandade Muçulmana. Digamos que o mui civilizado Mohamed Elbaradei comandasse um governo de transição. Seria em parceria com ela? Acho que há, fazendo alguma graça, um excesso de falta de informação.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.