Devagar com o andor. Católicos do Brasil, uni-vos!
Eu também acho que templo católico não é lugar para protestos de natureza política. Mas então é preciso banir do lugar o proselitismo em favor dos sem-terra, dos povos atingidos por barragens, dos negros, dos índios, do “povo achado na rua” e assemelhados. Por que um protesto que tenha a marca e a chancela da […]
Por que um protesto que tenha a marca e a chancela da esquerda pode ocupar um templo católico e o que se declara apolítico — nem mesmo contra o governo é — tem de ser expulso pelo bispo? Eu já tive de tolerar pregação petista até em procissão de Corpus Christi. Tive de agüentar a ladainha sobre os oprimidos até na Missa de Sétimo Dia de meu pai.
Sou católico, sim. Jamais poderia competir com o Menino-Deus na manjedoura — de jeito nenhum! —, mas também não sou a vaca ou o jumento do presépio. Dom Odilo Scherer é só um bispo da Igreja Católica, sujeito ao erro. E ele errou feio.
Os católicos têm o direito e o dever de protestar. Dois protestos. Que os templos católicos, doravante, não sejam palco de militância política de nenhuma natureza. E a que a Igreja Católica no Brasil volte a reconhecer o homem universal, não mais distinguido por sua condição ou origem social. Abaixo, seguem os dados da Nunciatura Apostólica, para cartas e e-mails:
Nunciatura Apostólica no Brasil
Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Lorenzo Baldisseri
Endereço: SES – Avenida das Nações, Quadra 801 Lote 01 – CEP 70401-900 – Brasília-DF. Caixa Postal 0153/70359-916
Telefones: (61) 3223-0794 e (61) 3223-0916 – Fax (61) 3224-9365
E-mail: nunapost@solar.com.br