Deputados querem ouvir chefe da ANP
Por Christiane Samarco, no Estadão:O diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Victor Martins, e sua mulher e sócia na Análise Consultoria, Josenia Bourguignon Seabra, serão convidados a comparecer à Comissão de Minas e Energia da Câmara, na próxima semana, para falar sobre suspeitas de irregularidades na partilha de royalties de petróleo.O colegiado tem pressa […]
O diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Victor Martins, e sua mulher e sócia na Análise Consultoria, Josenia Bourguignon Seabra, serão convidados a comparecer à Comissão de Minas e Energia da Câmara, na próxima semana, para falar sobre suspeitas de irregularidades na partilha de royalties de petróleo.
O colegiado tem pressa em ouvi-los, mas precisará fazer um acerto de agenda com os convidados, porque só tem poder para convocar ministros de Estado. A data da audiência terá de ser definida em comum acordo.
A iniciativa partiu da oposição – o autor do primeiro requerimento é o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) -, mas teve o apoio dos aliados do governo. O segundo requerimento, para ouvir Josenia, foi proposto por Alexandre Santos (PMDB-RJ).
Como o mandato de Martins encerra em cerca de dois meses, a preocupação do governo é não alimentar a ideia de uma CPI no Senado. Na Câmara, a maioria folgada impediria a criação de uma comissão de inquérito.