Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

CPMF: dois senadores do DEM em cima do telhado

Por Renata Giraldi, na Folha Online:Pressionado pelo governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), e alguns prefeitos do Estado, o senador Jonas Pinheiro (DEM-MT) vai apelar nesta segunda-feira à cúpula de seu partido para que o autorize a votar a favor da prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). A orientação do DEM é […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 20h06 - Publicado em 10 dez 2007, 17h42

Por Renata Giraldi, na Folha Online:
Pressionado pelo governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), e alguns prefeitos do Estado, o senador Jonas Pinheiro (DEM-MT) vai apelar nesta segunda-feira à cúpula de seu partido para que o autorize a votar a favor da prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). A orientação do DEM é para que os 14 senadores da legenda votem contra a proposta. “Vou continuar analisando as duas posições [contra e a favor da CPMF]. Vou levar os pleitos do governador e dos prefeitos [na reunião com o DEM nacional]. Amanhã eu decido. Só vou decidir meu voto amanhã”, disse o senador. Na manhã desta segunda-feira, Pinheiro se reuniu com os prefeitos e deputados do DEM de Mato Grosso. Em pauta o único assunto, segundo o parlamentar, foi a prorrogação da CPMF. Ele disse que mostrará ao comando nacional da legenda o apelo dos prefeitos e de Maggi para que apóie a CPMF. “Sinceramente? Acho muito difícil o partido [flexibilizar] a orientação. O presidente Lula [Luiz Inácio Lula da Silva] agrediu demais a oposição. Mas vou conversar com o partido ainda hoje para definir como vai ser o meu voto”, afirmou Pinheiro.

Pinheiro e o senador Jayme Campos (DEM-MT) são considerados votos que podem ser revertido a favor da CPMF, segundo governistas. A pressão, de acordo com os dois senadores, vem principalmente do governador do Estado. Na semana passada, Maggi, Pinheiro e Campos se reuniram com o ministro Guido Mantega (Fazenda) para negociarem o refinanciamento da dívida do Mato Grosso. Durante a conversa, o ministro teria deixado claro que a renegociação só seria possível se houvesse apoio dos dois senadores à CPMF. No DEM, a ordem é para não “flexibilizar”, segundo o presidente nacional da legenda, deputado Rodrigo Maia (RJ). Pelo estatuto interno do partido, a punição para quem desobedece uma orientação específica pode ser de uma simples advertência até a expulsão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.