Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Cientista americano revela nova e mais eficiente central nuclear de Pyongyang

Por David E. Sanger, do The New York Times, no Estadão: A Coreia do Norte mostrou a um cientista nuclear americano que visitou o país este mês uma nova instalação construída secreta e rapidamente para o enriquecimento de urânio, confrontando o governo de Barack Obama com a perspectiva de o regime de Kim Jong-il estar […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 13h26 - Publicado em 22 nov 2010, 06h31

Por David E. Sanger, do The New York Times, no Estadão:
A Coreia do Norte mostrou a um cientista nuclear americano que visitou o país este mês uma nova instalação construída secreta e rapidamente para o enriquecimento de urânio, confrontando o governo de Barack Obama com a perspectiva de o regime de Kim Jong-il estar se preparando para expandir seu arsenal nuclear ou construir um tipo muito mais poderoso de bomba atômica.

A revelação calculada pode ser parte de uma estratégia de negociação ou um sinal de que o país planeja acelerar seu programa de armas enquanto atravessa um delicado processo de sucessão. O cientista em questão, Siegfried S. Hecker, professor de Stanford que já foi diretor do Laboratório Nacional de Los Alamos, disse ter ficado “surpreso” com a sofisticação da nova instalação, na qual disse ter visto “centenas e centenas” de centrífugas que tinham acabado de ser instaladas num edifício recentemente reformado que antes abrigava uma antiga central de fabricação de combustível – operadas a partir do que ele chamou de “sala de controle ultramoderna”.

Representantes do governo americano dizem que a instalação não existia em abril de 2009, quando a última equipe de inspetores internacionais foi expulsa do país. A velocidade de sua construção sugere que a Coreia do Norte – país isolado e de economia devastada, cuja população enfrenta a fome – pode ter recebido ajuda estrangeira e escapado das rígidas sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU.

Uma delegação de especialistas americanos que incluía Hecker já relatou a confirmação de evidências fotográficas via satélite de outro avanço importante dos norte-coreanos – um reator de água-leve em construção no local de uma instalação que o país desmantelou como parte de um acordo com a comunidade internacional para pôr um fim ao seu programa de armas nucleares.

Inicialmente, Hecker não mencionou a surpreendente descoberta da operação de enriquecimento de urânio depois de deixar a Coreia do Norte. Ele informou a Casa Branca em caráter particular alguns dias atrás. A Casa Branca pretende usar as novas informações para mostrar que a Coreia do Norte, violando as determinações da ONU, continua a progredir significativamente no avanço do seu programa de armas. Aqui

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.