Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Chávez e os “sudetos hondurenhos”

O nome da quase crise em Honduras é um só: Hugo Chávez. O bufão exporta não apenas a sua revolução, mas também a suas ventura. Golpe gorila? Em golpes gorilas, o dirigente deposto é morto ou preso, não retirado do país. Há uma carta-renúncia de Zelaya. Ele diz ser falsa. O mais provável é que […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 17h21 - Publicado em 29 jun 2009, 16h06

O nome da quase crise em Honduras é um só: Hugo Chávez. O bufão exporta não apenas a sua revolução, mas também a suas ventura. Golpe gorila? Em golpes gorilas, o dirigente deposto é morto ou preso, não retirado do país. Há uma carta-renúncia de Zelaya. Ele diz ser falsa. O mais provável é que a Justiça do país tenha determinado a sua prisão em razão do reiterado desrespeito à Constituição, e, seguindo a orientação de Chávez, ele tenha negociado a saída do cargo para, uma vez fora, dar início à gritaria, acusando o golpe de Estado, tentando, então, a volta por cima. Chávez deve ter usado a si mesmo como exemplo. Derrubado por um setor das Forças Armadas, acabou reempossado. E deu no que deu. Só que a situação interna dos dois países é bem distinta. Zelaya é um neobolivariano sem bolivarianistas para pôr na rua. A população ignorou a sua pantomima. Não tinha também o apoio, tudo indica, de setores das Forças Armadas.

O que está em jogo na pequena Honduras é uma coisa só: o país mantém a sua autonomia, governada por uma Constituição democrática, ou se torna mais uma fazendola de Hugo Chávez? Quem vai decidir, na prática, é BaracK Obama. Honduras depende visceralmente dos EUA para manter uma estabilidade mínima. “Ih, então é aí que mora o perigo”. Sim, é aí que mora o perigo. O que pensa Lula, que se nega a reconhecer o novo governo, para os hondurenhos, é de uma formidável irrelevância. O que vai fazer Obama é vital.

O governo americano é que vai decidir se Hugo Chávez vai anexar mais um “sudetos”…

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.