Aquecimento global congela cachoeira; em SC, temperatura de -5,2ºC
O mundo vai acabar. Se não virar um frigideira, vira um freezer. Aliás, era essa a hipótese dos nos 70. Já nos 40, o aquecimento estava em alta. Na Folha On Line:Além da neve, a cidade de Urupema, na região serrana de Santa Catarina, viu mais uma vez a cachoeira do Morro congelar nesta quarta-feira. […]
O mundo vai acabar. Se não virar um frigideira, vira um freezer. Aliás, era essa a hipótese dos nos 70. Já nos 40, o aquecimento estava em alta.
Na Folha On Line:
Além da neve, a cidade de Urupema, na região serrana de Santa Catarina, viu mais uma vez a cachoeira do Morro congelar nesta quarta-feira. O município registrou temperatura de 1,8ºC negativo na madrugada de hoje. Outras duas cidades da região também tiveram temperaturas abaixo de zero — Urubici com -5,2ºC e São Joaquim com -3ºC.
Por causa do frio intenso, alguns estabelecimentos comerciais e órgãos públicos abriram suas portas somente no período da tarde, de acordo com a prefeitura.
Quem estava a passeio na cidade, correu para o Morro das Torres, ponto mais alto de Urupema, para ver a neve e, um pouco mais abaixo, a cachoeira congelada.
Em São Joaquim, entre as 22h30 e as 23h de terça (29), houve neve por aproximadamente dez minutos na cidade. Por causa do frio, a prefeitura suspendeu as aulas em todas as escolas de São Joaquim.
Segundo informações da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), a neve é causada pela alta umidade associada a uma frente fria que está estacionada sobre o Estado.
Recorde
Ontem, os termômetros chegaram a 5ºC negativos, menor temperatura em meses de maio em São Joaquim desde 1968, quando a cidade registrou 6,8ºC negativos. A temperatura foi a mais baixa do país deste ano.
De acordo com a Epagri, o recorde negativo de temperatura foi registrado em 1991, quando a cidade enfrentou 10ºC negativos.