Após convenção, vantagem de McCain vai de 1 a 10 pontos
Por Daniel Bergamasco, na Folha:Beneficiado pelo efeito da Convenção Republicana e pela escolha do nome da conservadora Sarah Palin como vice na sua chapa, o republicano John McCain apareceu ontem em sua melhor posição nas pesquisas eleitorais desde que se lançou candidato à Casa Branca.Das 7 consultas de intenção de voto realizadas entre a última […]
Beneficiado pelo efeito da Convenção Republicana e pela escolha do nome da conservadora Sarah Palin como vice na sua chapa, o republicano John McCain apareceu ontem em sua melhor posição nas pesquisas eleitorais desde que se lançou candidato à Casa Branca.
Das 7 consultas de intenção de voto realizadas entre a última sexta e o último domingo, logo após a convenção, 2 o projetam como favorito. Outras 5 indicam empate técnico, 3 delas com leve vantagem para ele.
São números que ainda não podem ser vistos como tendência, pois se baseiam, a princípio, na memória recente da celebração em torno de cada candidato. Barack Obama também disparou nas pesquisas após protagonizar o evento democrata, há duas semanas.
Ainda assim, o resultado foi recebido com barulho nos EUA. Foi a primeira vez, desde o fim das prévias partidárias, em junho, que McCain liderou a média de pesquisas tabulada pelo site Real Clear Politics (RCP) -a vantagem era de 2,9 pontos percentuais.
A pesquisa USA Today/Gallup foi a que mais empurrou o resultado para cima, com dianteira de dez pontos (foram ouvidos 1.022 eleitores por telefone, com margem de erro de três pontos em ambas as direções).
Em outra aferição no mesmo período -mas apenas com eleitores registrados e margem de erro de dois pontos-, o Gallup mostra McCain cinco pontos à frente. Na ABC News/Wash Post e na CBS News, a vantagem é de dois pontos -empate técnico, assim como a do instituto Rasmussen, que projeta apenas um ponto a mais. Pesquisas CNN e Hotline/FD Tracking apontam empate.