Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Amaury, a PF e uma combinação de farsas

A VEJA online publica uma reportagem de Fernando Mello com dados do depoimento à Polícia Federal do ex-jornalista Amaury Ribeiro Jr, atual contratado de Edir Macedo. Em nenhum momento o rapaz afirma que estava atuando a serviço de Aécio Neves, então governador de Minas, ou para protegê-lo. E como é que essa versão circula por […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 13h52 - Publicado em 21 out 2010, 19h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A VEJA online publica uma reportagem de Fernando Mello com dados do depoimento à Polícia Federal do ex-jornalista Amaury Ribeiro Jr, atual contratado de Edir Macedo. Em nenhum momento o rapaz afirma que estava atuando a serviço de Aécio Neves, então governador de Minas, ou para protegê-lo.

    E como é que essa versão circula por aí? Escrevi a respeito na madrugada. Trata-se de uma armação de caráter político, quase anunciada por Lula ao antecipar a repórteres que a PF traria novidades sobre o caso, antes da entrevista coletiva do delegado responsável pelo inquérito. A única “novidade” foi a informação de que Amaury havia confessado ter encomendado as quebras de sigilo, o que a Folha já havia noticiado. O policial não fez especulação política.

    E como é que essa especulação está presente em todo canto? Ora, trata-se de uma plantação vinda de áreas da própria PF, estimulada, obviamente, por Amaury.

    A reportagem da VEJA Online informa também que o contratado de Edir Macedo contou à polícia que os dados de seu computador foram surrupiados por Rui Falcão sem o seu conhecimento ou consentimento. Huuummm… Pobre rapaz ingênuo esse Amaury! A versão que parece complicar a vida do homem de comunicação da campanha de Dilma Rousseff é só cortina de fumaça para, vejam só!, proteger o PT e o próprio ex-jornalista. Por quê? Tio Rei explica.

    1 – Ao afirmar que Falcão surrupiou os dados, Amaury pretende sustentar a tese de que ele não estava trabalhando para a campanha do PT. Logo, o partido não teria encomendado coisa nenhuma. Isso interessa a quem? Ao PT e a Amaury,  apenas um romântico lutando contra maldades tucanas…

    Continua após a publicidade

    2 – Ao afirmar que Falcão surrupiou os dados, Amaury alega, então, a sua inocência num dos crimes ao menos — a divulgação de dados sigilosos — e complica só aparentemente a vida do petista, que vai negar que isso tenha acontecido, é claro. Como Amaury não tem, prova, será a sua palavra contra a do outro. Isso interessa a quem? Embora Falcão e Amaury não sejam exatamente da mesma enfermaria, a versão acaba sendo útil a todo mundo porque a) o ex-jornalista se coloca como vítima de Falcão; b) Falcão se coloca como vítima do ex-jornalista; c) mitiga-se, no conflito, o papel de Amaury como estafeta do PT. É engenhoso. Márcio Thomaz Bastos terá pessado por ali?

    Ao principal
    Esse aspecto, no entanto, é secundário. Amaury aposta na tolice alheia ao armar a versão de que o Magricela Cerebral e Malvado invadiu o quarto do Gordinho Buliçoso e Ingênuo para fazer uma cópia de seu computador… Tenham paciência! Quando a turma do Lanzetta contratou os serviços do ex-jornalista, certamente sabia do que ele era capaz, não? Aliás, qualoquer um, quando o contrata, sabe, não é mesmo, Edir Macedo?

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.