Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Ainda sobre números

Tem gente chatinha que faz piadinha antes de fazer continha… Os 7 e 3 pontos da pesquisa, a que me refiro na nota abaixo, foram acrescentados ao que foi conquistado de votos válidos no primeiro turno. A referência não é o último levantamento de segundo turno do Datafolha, é claro. Não acho que sejam números […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 23h08 - Publicado em 5 out 2006, 20h51
Tem gente chatinha que faz piadinha antes de fazer continha… Os 7 e 3 pontos da pesquisa, a que me refiro na nota abaixo, foram acrescentados ao que foi conquistado de votos válidos no primeiro turno. A referência não é o último levantamento de segundo turno do Datafolha, é claro. Não acho que sejam números incompatíveis com o monumental esforço que o PT vem fazendo nestes três dias, período em que esfriou o noticiário sobre o dossiê. De resto, em vez de 55 a 45, pode ser 53 a 47. Seis pontos de diferença num segundo turno são, na verdade, três. Mesmo que os números sejam os que me conta o passarinho, a 24 dias da eleição, não existe absolutamente nada definido. Quantos, a não ser Diogo Mainari e eu, asseguravam que haveria segundo turno três semanas antes da eleição? Quantos foram os textos que deram a fatura por liquidada? Houve até um “jornalista” que, flagrado no erro — jurou por sua santa sabedoria, ainda no dia 30, que Lula levava no primeiro —, culpou a Revolução de 1932 pelo resultado… Os números são úteis para advertir: eles estão se mexendo. Se o PSDB e o PFL quiserem colher maças, terão de chacoalhar a macieira. Se Alckmin quer mesmo vencer, tem de convocar Aécio Neves para a guerra santa em Minas, por exemplo. Ele vai? Na base do puro achômetro, eu também acho que uma diferença de 10 pontos é muito elevada. No caso de quatro ou cinco, aí me parece dentro do esperado. Se quiserem, paro de contar o que me dizem os passarinhos. Guardo a informação para mim e destronco o pescocinho deles.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.