Afif no governo: salário mínimo estadual estará definido até maio
Por Rodrigo Pereira no Estadão desta quarta: “Candidato ao Senado que surpreendeu Eduardo Suplicy (PT) ao conquistar 8,2 milhões de votos, apenas 700 mil a menos que o petista, Guilherme Afif Domingos (PFL), de 63 anos, afirmou que a prioridade do governador eleito José Serra será implementar o salário mínimo estadual até maio. Indicado para […]
Por Reinaldo Azevedo
Atualizado em 6 jun 2024, 07h55 - Publicado em 22 nov 2006, 05h48
(/)
Continua após publicidade
Por Rodrigo Pereira no Estadão desta quarta: “Candidato ao Senado que surpreendeu Eduardo Suplicy (PT) ao conquistar 8,2 milhões de votos, apenas 700 mil a menos que o petista, Guilherme Afif Domingos (PFL), de 63 anos, afirmou que a prioridade do governador eleito José Serra será implementar o salário mínimo estadual até maio. Indicado para a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, o atual presidente da Associação Comercial do Estado de São Paulo disse em entrevista ao Estado que recebeu de Serra os ‘desafios’ de implementar o Projeto Aprendiz, cursos de profissionalização para jovens de 14 a 18 anos, e o Pré-Empresa, programa de formalização dos trabalhadores sem carteira assinada.
O senhor já discutiu prioridades com o futuro governador?
Foram debatidas por alto. Eu recebi a missão de fixar o salário mínimo estadual até maio. O governador me entrega também um grande desafio, o da desburocratização na criação de empresas, no sentido de desembaraçar a vida das pessoas. A secretaria tem um dos desafios mais importantes para a área social, que está em seu próprio nome, trabalho e emprego. E ela precisa ser dinamizada nesta direção.
Há projetos para alcançar isso?
Temos dois programas a serem desenvolvidos. O primeiro é o Projeto Aprendiz, para adolescentes de 14 a 18 anos. A idade mínima para trabalhar é de 16 anos, mas o aprendizado pode ser feito a partir dos 14. O maior índice de desemprego fica nessa faixa etária, chega a 48%, por falta de experiência e qualificação. Então vai começar aprendendo aos 14 anos, numa empresa, com supervisão e diploma. O segundo programa da secretaria será o Pré-Empresa. Deve vigorar a partir de 1º de julho e será um programa de formalização acelerada de quem trabalha sem carteira assinada. Essas são as prioridades básicas em termos de ação e a estrutura da secretaria deve ser reformulada.Assinante do Estadão lê mais aqui
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.