As compras pela internet somaram 185,7 bilhões de reais no Brasil em 2023, segundo um levantamento exclusivo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
A ABComm destaca que o valor gasto no e-commerce foi 10% maior que o registrado no ano anterior. Foram registrados cerca de 395,11 milhões de pedidos, com ticket médio de 470 por cliente.
Os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia, casa e decoração, moda e acessórios foram os principais do setor.
Representando mais de 60% dos clientes, as mulheres lideram as compras on-line, segundo o levantamento. Além disso, mais de 55% das transações pela internet foram feitas na região Sudeste.
A associação projeta que o valor movimentado com o comércio eletrônico pode superar 205 bilhões de reais em 2024.
“O e-commerce ganhou força durante a pandemia e segue se fortalecendo. As pessoas se sentem cada vez mais confiantes em comprar no ambiente on-line, o que favorece a ascensão do mercado virtual. Quem compra em sites e tem uma boa experiência, sempre volta. Isso gera impacto positivo para diversos segmentos”, avalia o presidente da ABComm, Mauricio Salvador.