Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

TSE pune perfis bolsonaristas e pede identificação de 28 contas nas redes

Decisão do ministro Benedito Gonçalves determina remoção de conteúdos, suspensão de impulsionamentos e proíbe exibição de documentário

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 out 2022, 17h49 - Publicado em 18 out 2022, 16h55

O ministro Benedito Gonçalves, do TSE, acatou ação da campanha de Lula contra Jair Bolsonaro e mais de 40 bolsonaristas. Até o dia seguinte às eleições, os canais do YouTube Brasil Paralelo, Foco do Brasil, Folha Política e Dr. News devem suspender as monetizações resultantes de assinaturas e de publicidade. As pessoas jurídicas que administram essas contas também não podem impulsionar os conteúdos “político-eleitorais”. 

O documentário “Quem mandou matar Jair Bolsonaro?”, que seria lançado pelo Brasil Paralelo na próxima segunda, a seis dias do segundo turno, não poderá ser exibido até o dia 31, sob pena de multa de 500.000 reais. Além da produtora, os canais Foco do Brasil e Folha Política serão multados em 50.000 reais, caso reproduzam conteúdos políticos produzidos por eles, “especialmente envolvendo os candidatos Jair Messias Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, seus partidos e apoiadores”. 

O YouTube é o responsável pela desmonetização desses canais e, caso não o faça, deve pagar multa diária de 20.000 reais a cada um dos usuários da plataforma, que seguirem lucrando com os conteúdos. O ministro ainda determina que Google, Twitter e YouTube informem os dados de 28 perfis que não foram identificadas. Se as plataformas não enviarem as informações à Justiça Eleitoral, devem excluir as contas.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.