TRF1 define lista de juízes indicados a promoção; veja nomes
Agora, o presidente Lula terá que escolher seis dos nove magistrados indicados
O TRF1 escolheu há pouco os nomes de nove juízes federais de primeira instância recomendados para promoção a desembargadores do tribunal.
A sessão para a elaboração da lista havia sido adiada em novembro do ano passado pelo corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão. Na ocasião, o ministro do STJ entendeu que era necessário fazer a regulamentação prévia de pontos pendentes e que a promoção por merecimento na 1ª região era prematura. Ele liberou o processo no mês passado.
Foram escolhido os seguintes magistrados (em ordem alfabética): Antonio Scarpa, Candice Lavocat Galvão, João Carlos Mayer, Katia Balbino, Leão Aparecido Alves, Marcelo Albernaz, Newton Ramos Pereira, Roberto Veloso e Saulo Casali.
Agora, caberá ao presidente Lula escolher seis deles para serem promovidos.
Ficaram de fora da lista os juízes Paulo Zuniga, que tinha o apoio do desembargador Ney Bello, e o juiz Itagiba Catta Pretta, que foi responsável pela Lava Jato no Distrito Federal. Para Bello, o resultado é um revés, já que ele tenta novamente uma vaga no STJ. Em 2022, ele tentou a vaga, mas não foi indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro, de quem se aproximou.