Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Toffoli anula provas da Lava-Jato contra empresário absolvido por Appio

Ministro do STF afirma que força-tarefa obteve provas contra Raul Schmidt Felippe Júnior por canais informais com o Ministério Público de Mônaco

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 set 2024, 18h47 - Publicado em 20 set 2024, 18h39

O ministro Dias Toffoli, do STF, anulou todos os atos e provas da Lava-Jato contra o empresário Raul Schmidt Felippe Júnior, que havia sido denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por supostamente intermediar o recebimento de propinas por ex-diretores e um ex-gerente da Petrobras a partir de um contrato da estatal para afretamento do navio-sonda Titanium Explorer, ao custo de 1,8 bilhão de dólares.

Ao justificar a decisão, Toffoli acolheu os argumentos da defesa de Raul Schmidt, representado pelo advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, de que a força-tarefa da Lava-Jato obteve provas contra o empresário “à margem dos canais oficiais de cooperação internacional e sem prévia autorização judicial”, por meio de troca de e-mails “informal” entre a Procuradoria da República no Paraná e o Ministério Público de Mônaco.

Quando o juiz Eduardo Appio assumiu a 13ª Vara Federal de Curitiba, sua primeira decisão foi absolver Raul Schmidt, sob igual entendimento de que a Lava-Jato teve acesso a dados bancários dele sem respeitar os devidos procedimentos legais para a quebra de sigilo, incluindo pedido detalhado à Justiça e decisão judicial deferindo a medida.

Na decisão desta sexta, Toffoli afirma que “a parcialidade dos juízes federais Sérgio Fernando Moro e Gabriela Hardt extrapolou todos os limites, porquanto os constantes ajustes e combinações realizados entre os referidos magistrados e o Parquet apontados acima representam verdadeiro conluio a inviabilizar o exercício do contraditório e da ampla defesa pelo requerente”.

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.