Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

STJ vai construir último bloco projetado por Niemeyer na sede do tribunal

Presidente da corte, ministro Herman Benjamin, entregou pedido formal ao governador do DF, Ibaneis Rocha, para ampliar o edifício poligonal

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 5 set 2024, 13h30

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, deu início ao processo de ampliação da sede da corte com a entrega ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do pedido formal para construir o último bloco previsto no projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer.

Construído em forma de polígono, o edifício que abriga o tribunal vai incorporar, com a futura obra, o terreno onde hoje funciona um estacionamento interno, ao lado do auditório do STJ.

A visita ao local e entrega do ofício contou com a presença do ministro Luis Felipe Salomão, vice-presidente do STJ, do ministro Francisco Falcão, decano e ex-presidente da corte, do diretor-geral do tribunal, Sergio Americo Pedreira, e do presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite.

A entrega do ofício é a primeira etapa para a construção do novo bloco, que prevê a preservação das áreas verdes atualmente existentes. “É importante, após mais de 30 anos, finalizar o complexo do STJ, mais ainda quando se sabe da necessidade, por razões de segurança, de separar, em prédio próprio, todo o setor de tecnologia da informação”, disse Salomão.

“De um lado, ganhamos um novo espaço – o quarto prédio –, e igualmente daremos mais área verde para Brasília, em tempos de crise do clima, da biodiversidade e da saúde ambiental da população”, afirmou Benjamin.

Continua após a publicidade

Integração física do CJF ao STJ

Originalmente, Oscar Niemeyer havia projetado a sede do STJ com quatro blocos. Ela foi construída de 1990 a 1995. Segundo o arquiteto Joaquim Torreão, servidor do tribunal, a ampliação foi projetada mais tarde por Niemeyer e aprovada em 2008 junto ao governo do DF.

A ampliação da poligonal do STJ vai aumentar a área construída com cerca de 14.000 metros quadrados do novo bloco, com três andares e dois subsolos para garagem.

A ideia é ter mais espaço no STJ para aumentar a segurança física de dados, com a mudança da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação para o novo local. 

O Conselho da Justiça Federal (CJF), também presidido pelo ministro Herman Benjamin e integrado por outros membros do tribunal, seria igualmente abrigado no novo bloco, liberando a sua sede atual, próxima à Ponte JK, para o funcionamento da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.