Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

STJ ignorou lobby externo ao formar listas, avaliam ministros do tribunal

Tribunal definiu nesta terça os nomes da Justiça e do Ministério Público que serão enviados a Lula para serem indicados a duas vagas na Corte

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 out 2024, 18h58 - Publicado em 15 out 2024, 16h01

O STJ formou, nesta terça-feira, 15, as duas listas de candidatos a vagas de ministro no tribunal. Pelo lado da Justiça, os desembargadores escolhidos pelos ministros foram Carlos Brandão (TRF-1), Daniele Maranhão (TRF-1) e Marisa Santos (TRF-3). Na cota do Ministério Público, foram Sammy Barbosa Lopes, do Acre, Maria Marluce Caldas Bezerra, de Alagoas, e Carlos Frederico Santos, do MPF.

Com essa votação, o STJ, na avaliação de ministros ouvidos pelo Radar, optou por nomes que souberam construir suas candidaturas diretamente no tribunal, e não com padrinhos externos.

(Os resultados das listas) são articulações internas, com vitórias e derrotas. Houve um equilíbrio das forças internas”, diz um ministro ouvido pelo Radar.

Justamente por esse trabalho de campo no STJ, Brandão e Daniele eram nomes favoritos entre os ministros. A surpresa, no caso dos desembargadores, foi a chegada de Marisa, fortalecida na reta final por um trabalho do grupo de ministros do STJ de São Paulo.

Continua após a publicidade

Já no caso do MP, os nomes também eram esperados, tendo um caso que escapa dessa leitura dos magistrados, que foi a entrada de Maria Marluce, de Alagoas, vista como um nome apoiado por políticos alagoanos com influência no tribunal.

“Na lista de desembargador, Brandão e Daniela foram fortemente apoiados por ministros do STJ. A surpresa foi Marisa, articulada pelo grupo de São Paulo. No MP, a surpresa foi essa articulação de Humberto Martins e Arthur Lira pela candidata de Alagoas”, diz um ministro.

Como o Radar mostrou há algumas semanas, Lula tinha preferência e chegou a fazer movimentos de apoio em direção a Rogério Favreto, o integrante do TRF-4 que ficou conhecido por mandar soltar o petista durante o período em que ele estava preso pela Lava-Jato em Curitiba. Outro nome forte que ficou de fora da lista, apoiado por figuras importantes de Brasília (mas também com inimigos poderosos em Brasília), foi Ney Bello, do TRF-1.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.