Senado e Câmara aprovam projeto que aumenta número de deputados para 531
Relator da proposta na Casa Alta, o senador Marcelo Castro incluiu no texto a proibição de elevação dos gastos da Casa com parlamentares
O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que aumenta o número de deputados de 513 para 531 a partir das eleições de 2026. O relator da proposta, Marcelo Castro (MDB-PI), incluiu no texto a proibição de que o acréscimo de cadeiras na Câmara provoque elevação dos gastos da Casa com parlamentares.
A aprovação teve o placar mínimo necessário, de 41 votos a favor e 33 contra. Por se tratar de um projeto de lei complementar, é necessária a maioria absoluta dos votos do Senado, ou seja, metade mais um dos 81 assentos.
A proposta seguiu para a Câmara, que aprovou o texto como enviado pelo Senado. Com isso, o projeto vai agora à sanção presidencial.
Veja, abaixo, os estados que ganham cadeiras com o projeto:
Por aumento populacional
- Mato Grosso (1);
- Amazonas (2);
- Goiás (1);
- Santa Catarina (4);
- Pará (4);
- Ceará (1);
- Minas Gerais (1).
Para corrigir “distorções”
- Paraná (1);
- Mato Grosso (1)
- Rio Grande do Norte (2).
Em seu relatório, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) traz exemplos internacionais para rebater as críticas ao Congresso por aumentar o número de cadeiras na Câmara.
“O número de parlamentares proposto (…) mantém o Brasil entre as democracias com menor proporção entre a quantidade de deputados e o tamanho de sua população”, afirma o emedebista.
Castro escreve que, mesmo com o acréscimo de 18 cadeiras, o índice de representação brasileira continua inferior ao de Alemanha, França, Itália, Canadá, Argentina, México e Reino Unido, segundo dados da União Interparlamentar.
“Apenas os Estados Unidos mantêm razão superior à brasileira. Essa comparação revela que o Parlamento brasileiro, ao contrário de ser saturado, é parcimonioso em termos de representação proporcional”, diz o relator do projeto.
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Cruz Azul x Flamengo: onde assistir, horário e escalações
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
Presidente da CCJ diz que pretende ‘enterrar’ projeto que reduz pena de Bolsonaro
Qual eleitor mais se arrepende de ter votado em Lula, segundo o Datafolha







