Sem desfile de tanques na Esplanada, vai começar a nova Operação Formosa
Forças Armadas vão realizar exercício militar com 3.500 homens nos arredores de Brasília

No ano passado, Jair Bolsonaro usou um exercício militar realizado nos arredores de Brasília para intimidar o Congresso e o STF com um bizarro desfile de tanques de guerra na Esplanada dos Ministérios. O ato acabou repercutindo pela quantidade de fumaça que os tanques antigos produziam ao acelerarem diante do Planalto.
Realizada desde 1988, a Operação Formosa, o maior treinamento militar do Planalto Central, vai ocorrer novamente na próxima quarta-feira no Campo de Instrução de Formosa. Desta vez, porém, ninguém no Planalto — para alívio dos militares — teve a brilhante ideia de reeditar o desfile.
Desde o ano passado, o exercício da Marinha passou a incluir a participação do Exército e da Força Aérea Brasileira. Assim, a missão deste ano conta com 3.500 militares, além de aeronaves, blindados, viaturas, armamentos e outros equipamentos.
Serão empregados carros de combate, veículos blindados, Carros Lagarta Anfíbios, aviões, helicópteros, aeronaves remotamente pilotadas, obuseiros de artilharia e Lançadores Múltiplos de Foguetes Astros. O treinamento com tiro real conta, pela primeira vez, com pelotões de Belém, Natal, Salvador, Ladário (MS) e Rio Grande (RS).