São Paulo tem a menor taxa de homicídios de mulheres do país
Dados foram extraídos do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta semana

São Paulo é o estado que tem a menor taxa de homicídios de mulheres e o menor índice de feminicídios, apontam dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última terça.
O levantamento leva em consideração a diferença entre os crimes. Feminicídios correspondem ao assassinato cuja motivação é o fato de a vítima ser mulher — como casos de violência doméstica e sexual. Já o número de homicídios de mulheres correspondente a crimes em que a motivação não é ligada ao gênero.
De acordo com o documento — que compara dados de 2021 –, São Paulo registrou 1,5 ocorrências de homicídios de mulheres por cada 100.000 habitantes. A média nacional ficou em 3,6 casos pela mesma proporção.
Já em relação a feminicídios, o estado registrou 0,6 casos por 100.000 habitantes. No país, a média é de 1,2.
No relatório, também são apresentados dados referentes a ligações de emergência por violência doméstica. São Paulo — ao lado do Acre — teve aumento nas chamadas.
O estado conta com 44 salas especializadas no atendimento às mulheres vítimas deste crime específico, que foram anexadas aos plantões policiais. Nelas, a vítima é atendida pela equipe da Delegacia da Mulher online, por videoconferência. Até o final do ano, a previsão é que 100 novas salas entrem em funcionamento.