Rio de Janeiro terá campeonato mundial de Breaking
Com origens no funk e no hip-hop, a dança estreou nas Olimpíadas de 2024 como nova modalidade

O Rio de Janeiro sediará, nos dias 17 e 18 de janeiro deste ano, a quarta edição do Breaking do Verão, uma competição entre grandes nomes do breakdance. Surgida nas ruas do Bronx, em Nova York, ainda durante a década de 70, a dança reúne batidas que ficaram muito conhecidas através do funk e hip-hop, além de improvisos múltiplos nos movimentos, muitos deles acrobáticos, que exigem técnica e criatividade dos atletas.
Participarão da competição 16 b-boys e 16 b-girls (nome dado a praticantes da dança). Entre os homens, o destaque é o b-boy francês Dany Dann, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de 2024. Entre os brasileiros, um dos principais nomes é o do paraense b-boy Leony, integrante da Seleção Brasileira e campeão da primeira edição do Breaking do Verão.
Entre as mulheres destacam-se nomes como a russa b-girl Kastet, bicampeã do Breaking do Verão e a b-girl India, holandesa que ficou em quarto lugar nas Olimpíadas de Paris. Além dos atletas convidados, a disputa contará com os vencedores das eliminatórias regionais da competição, que ocorreram em Porto Alegre, Brasília, Fortaleza e Manaus.
Além dos campeonatos regionais e mundiais, o breakdance também virou uma modalidade olímpica em Paris, no ano passado. O pontapé inicial para o acontecimento foi dado nos Jogos da Juventude de 2018. Com um perfil de competidores jovens disputando a modalidade, ele rapidamente ganhou as redes e viu sua popularidade crescer até alcançar o patamar esportivo em que se encontra.
“A cada ano o Breaking do Verão ganha mais força. Estamos indo para nossa quarta edição e desta vez conseguimos levar o projeto para as cinco regiões do nosso país através das eliminatórias. Iniciamos em Fortaleza, depois Porto Alegre, Manaus, Brasília e vamos finalizar no Rio de Janeiro. Queremos democratizar cada vez mais o projeto e levar a cultura hip-hop para o maior número de pessoas”, disse Fernando Bó, idealizador do Breaking do Verão.
Realizado pelo Grupo Fábrica, o Breaking do Verão acontecerá na Fundição Progresso, e será amparado pelo Governo do Rio, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pela Petrobras. As finais da competição, ainda, serão transmitidas pelo SporTV.