Receituário de Tombini: autonomia do BC
Funcionário de carreira do Banco Central, Alexandre Tombini não é visto com frequência apresentando publicamente suas opiniões sobre a economia e o trabalho da instituição. O dia 24 de maio de 2005, quando Tombini foi sabatinado pelo Senado para ocupar uma vaga na diretoria do BC, foi uma exceção. Abaixo, algumas declarações dadas por Tombini […]
Funcionário de carreira do Banco Central, Alexandre Tombini não é visto com frequência apresentando publicamente suas opiniões sobre a economia e o trabalho da instituição. O dia 24 de maio de 2005, quando Tombini foi sabatinado pelo Senado para ocupar uma vaga na diretoria do BC, foi uma exceção.
Abaixo, algumas declarações dadas por Tombini na ocasião, as quais servem de guia para saber se o ideário do próximo presidente do BC mudou ao longo do tempo:
*A minha opinião pessoal é mais ou menos em linha com a autonomia operacional do Banco Central representando um avanço institucional para o país.
* Tem que haver uma separação clara entre autoridade monetária e o resto do governo, mas a política monetária não atua no vácuo… há políticas econômicas complementares, que são um dado de realidade para o Banco Central.