4 em cada 5 brasileiros são contra Réveillon e Carnaval, diz pesquisa
Adultos com ensino superior e na faixa etária entre 45 e 59 anos são os que mais se opõem à realização dos eventos
A ampla maioria dos brasileiros é a favor do cancelamento do Réveillon deste ano e do Carnaval em 2022, diz levantamento da Alfa Inteligência, empresa de pesquisas de opinião.
A sondagem mostrou que 79% da população é contra a realização das festividades de final de ano — enquanto que, em relação ao Carnaval, o índice é ainda maior: 84% das pessoas concordam com a decisão de diversas cidades em não realizar o evento.
No caso do Réveillon, aqueles que cursam ou já completaram o ensino superior são mais favoráveis ao cancelamento: 84% — contra 74% daqueles que são analfabetos ou sem formação escolar.
A faixa etária de 45 a 59 anos é a que mais concorda com a suspensão de eventos na virada: 83%. Já os mais jovens — 16 a 24 anos — são os mais reticentes: apenas 72% são favoráveis à suspensão.
A pesquisa foi realizada em Pernambuco entre 9 e 20 de dezembro de 2021 com 1 209 entrevistas com pessoas acima de 16 anos.
Apesar do movimento contrário às comemorações, muita gente já está de olho nas famosas metas de ano novo. Um outro levantamento, feito pela Sintonia com a Sociedade e disponível na Plataforma Gente, mapeou as principais expectativas dos brasileiros para 2022.
A pesquisa ‘As Comemorações de Fim de Ano’ mostra que, em primeiro lugar, está guardar dinheiro, citado por 63% dos entrevistados. Na sequência, aparecem cuidar mais da saúde (59%) e, ainda, aprender algo novo (49%).
Outros dados da sondagem estarão disponíveis a partir desta quarta, 29, no site https://gente.globo.com/.
Foram feitas 1 500 entrevistas com internautas de todo o Brasil, com idade a partir de 16 anos e das classes ABC.