Processo de Janones começa a andar no Conselho de Ética
Parlamentar do Avante é alvo de representação da Mesa Diretora da Câmara por ter feito ofensas homofóbicas contra Nikolas Ferreira
O Conselho de Ética da Câmara instaurou o processo disciplinar contra o deputado André Janones, que é alvo de representação da Mesa Diretora após ter feito ofensas homofóbicas contra o deputado Nikolas Ferreira.
Em julho, o colegiado comandado por Fábio Schiochet já havia aprovado a suspensão cautelar do mandato de Janones por 90 dias, atendendo a um pedido da direção da Casa, que alegou que o deputado do Avante teve conduta incompatível com o decoro parlamentar.
A análise da representação pelo Conselho de Ética pode acarretar até mesmo na cassação do mandato do mineiro.
Além da instauração do processo, também foi sorteada a lista tríplice com possíveis relatores para o processo contra Janones.
Foram sorteados os deputados Júlio Arcoverde, Zé Haroldo Catedral e A.J Albuquerque. Caberá ao presidente do colegiado decidir quem ficará com a relatoria, o que deve acontecer na próxima semana.






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo e branco, ao lado de Você pediu, a gente ouviu! em branco. À direita, capas de revistas e um celular com tela ligada, e um ícone de árvore à esquerda.](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo neon, acompanhado de um raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: SUPER com um copo de milk-shake, VEJA com paisagem e MUNDO ESTRANHO com carros. Um ícone de árvore estilizada no canto superior direito](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)