Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PRF pede mais poder aos presidenciáveis

Em carta que será entregue pela federação dos policiais rodoviários aos candidatos, categoria pede para conduzir investigações e lavrar flagrantes

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 ago 2022, 18h07 - Publicado em 11 ago 2022, 16h30

Em carta que será entregue aos presidenciáveis deste ano, a federação dos agentes da PRF pede a ampliação dos poderes da corporação que, hoje, atua somente no policiamento ostensivo. Atualmente, por exemplo, ao prender alguém, os policiais precisam encaminhar a pessoa detida para uma delegacia de polícia judiciária (Polícia Civil ou PF) para lavrar o flagrante.

A categoria defende que no Brasil não haja mais a diferenciação entre as chamadas polícia ostensiva e polícia judiciária. Com isso, a PRF teria autonomia para registrar boletins de ocorrência, conduzir investigações e se comunicar diretamente com o Ministério Público e a Justiça no curso de inquéritos e processos. O modelo é referido como “polícias de ciclo completo”.

Além disso, os policiais rodoviários pedem equiparação salarial com outras carreiras do funcionalismo federal, regras especiais para a aposentadoria por invalidez, mudanças nas diretrizes para a concessão de pensão por morte e a criação de um fundo próprio que não possa ser contingenciado.

O primeiro presidenciável a receber a carta foi Ciro Gomes. A entidade buscará outros candidatos para apresentar suas propostas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.