É HOJE! Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PGR é contra pedido de Baldy para tornar Kajuru réu

Secretário licenciado de Transportes de SP, que virou réu por corrupção, acusa senador das práticas de injúria e difamação

Por Mariana Muniz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 ago 2020, 13h31 - Publicado em 25 ago 2020, 12h33

A PGR voltou a se manifestar contra o pedido do secretário – licenciado – dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, para que o senador Jorge Kajuru vire réu pelos crimes de injúria e difamação.

Baldy acionou o STF após uma série de postagens feitas por Kajuru, ainda em 2019, acusando o secretário de cometer irregularidades no Detran. Com base no princípio da imunidade parlamentar, o ministro Celso de Mello recusou a queixa-crime apresentada pelo secretário de São Paulo, e ele, então recorreu.

O caso está na Segunda Turma do STF. No último 18 de agosto, a PGR voltou a se manifestar. Nas declarações reproduzidas por Baldy na ação penal, Kajuru se refere ao rival político como “bandido”, “malandro goiano” e “rei do toma lá dá cá” – entre outras expressões.

Mas o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, concordou com Celso: “O abalado desate de uma gestão e as escolhas pelo discurso descontrolado de agentes políticos que se estranham não oferece a via da seara criminal almejada pelo agravante/querelante”, no caso, Baldy.

Continua após a publicidade

E explicou: “O argumento ad hominem é dos mais pobres no debate qualificado, mas sua presença na disputa política mais depende de sua reprovação pelo eleitorado do que de rechaça pelo Judiciário”. Em tempo: na semana passada, Baldy virou por corrupção após ser denunciado pela Lava-Jato do Rio.

ASSINE VEJA

Aborto: por que o Brasil está tão atrasado nesse debate
Aborto: por que o Brasil está tão atrasado nesse debate Leia nesta edição: as discussões sobre o aborto no Brasil, os áudios inéditos da mulher de Queiroz e as novas revelações de Cabral ()
Clique e Assine
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.