Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PF tentou comprometer reputação de Bolsonaro, diz defesa do ex-presidente

Advogados dizem que nenhum item do ex-presidente foi apreendido e chamam operação de ‘inegável abuso e uso excessivo do poder estatal’

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 Maio 2024, 16h31 - Publicado em 29 jan 2024, 20h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A defesa de Jair Bolsonaro afirmou em nota que as medidas de busca e apreensão da Polícia Federal contra seu filho Carlos Bolsonaro em uma casa da família do ex-presidente em Angra dos Reis (RJ) seriam uma “nítida tentativa” dos agentes que deflagraram a operação de comprometer sua “reputação ilibada”. Nenhum item do ex-mandatário foi levado, acrescentam os advogados. 

    Publicidade

    “A medida empreendida hoje, em uma residência familiar, com a apreensão indiscriminadas de bens pessoais de terceiros, sem ordem judicial específica, configura inegável abuso e uso excessivo do poder estatal, postura que deve cessar imediatamente, sob pena de configurar verdadeiro atentado à democracia”, afirmam Paulo Amador da Cunha Bueno, Daniel Bettamio Tesser e Fábio Wajngarten.

    Publicidade

    Para os advogados, a operação da PF, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, seria “mais uma desastrosa e indevida fishing expedition, ou pescaria probatória, subvertendo a lógica das garantias constitucionais, vasculhando-se a intimidade e a vida privada de cidadãos probos, vilipendiando seus direitos fundamentais e extrapolando os limites legais”.

    O trio que compõe a defesa de Jair Bolsonaro também diz na nota entender ter havido um excesso no cumprimento da busca e apreensão, “ao passo que foram apreendidos objetos pessoais de cidadãos diversos do vereador Carlos Bolsonaro, apenas pelo fato de estarem no endereço em que a busca foi realizada”.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.