Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PF faz operação na casa de Ibaneis Rocha

Mandado de busca foi emitido a pedido da PGR

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 jan 2023, 18h53 - Publicado em 20 jan 2023, 14h42

O governador afastado do DF, Ibaneis Rocha, foi alvo de uma operação da PF em sua casa e em seu escritório nesta sexta-feira em Brasília. Agentes cumprem, durante a tarde, mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF a pedido da PGR. Além dele, também foi alvo da operação o secretário interino de Segurança Pública do DF, Fernando de Sousa Oliveira.

Ibaneis foi afastado pelo STF por suspeita de participação na tentativa de golpe que culminou com ataques às sedes dos poderes em Brasília no último dia 8. Ele prestou depoimento à PF e, na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes autorizou abertura de inquérito para apurar a participação do político no caso.

No último dia 11, o plenário do STF confirmou o afastamento de Ibaneis do cargo por 90 dias. Já Oliveira tinha o comando das polícias do DF no dia das invasões. O secretário titular, Anderson Torres, estava fora do país.

Mensagens divulgadas por Ibaneis indicam que o governador teria ordenado a Oliveira a dissolução do protesto e a prisão dos golpistas, mas o desenlace foi outro. A Justiça apura se houve omissão, conivência ou participação ativa das autoridades nos atos.

Ao Radar, o advogado de Ibaneis, Alberto Toron, disse que o governador afastado vai colaborar com as investigações e que as buscas estão em curso para a produção de provas no processo. A defesa de Oliveira ainda não foi localizada.

Continua após a publicidade

Ibaneis se manifestou via Twitter e afirmou “não há nada” que possa ligá-lo aos golpistas nos endereços visitados pela PF. Ele disse ainda que ele tem “completa inocência” em relação aos atos que ocorreram nas sedes dos Três Poderes.

O governador afastado lembrou que foi à PF prestar depoimento de forma espontânea e que, no momento das buscas, sequer estava na casa. “Mantenho a fé em nosso sistema Judiciário e a certeza de que tudo restará esclarecido. Estou afastado do Distrito Federal exatamente para que o trabalho dos policiais e da Justiça transcorra sem qualquer óbice, sempre à disposição para novos esclarecimentos”, finalizou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.