Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PF prende ex-comandante do Departamento Operacional da PM do DF

Esta é a quinta fase da Operação Lesa Pátria, que já cumpriu 16 mandados de prisão e 31 de busca e apreensão

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 fev 2023, 11h29 - Publicado em 7 fev 2023, 07h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Polícia Federal foi às ruas do Distrito Federal na manhã desta terça-feira para cumprir quatro mandados de prisão (três temporárias e uma preventiva) e outros seis de busca e apreensão expedidos pelo STF contra suspeitos de participarem, financiarem, omitirem-se ou fomentarem os ataques terroristas promovidos por bolsonaristas golpistas no dia 8 de janeiro, em Brasília.

    De acordo com o G1, o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, que era comandante do Departamento Operacional da Polícia Militar do DF e estava de folga naquele domingo, já foi preso na manhã desta terça.

    O relatório do interventor federal Ricardo Cappelli registrou que Naime solicitou e recebeu “dispensa recompensa” entre os dias 3 e 8 de janeiro, motivo pelo qual não estava trabalhando no dia dos atos.

    Os outros alvos da quinta fase da Operação Lesa Pátria são o capitão Josiel Pereira César, ajudante de ordens do comando-geral da PM, o policial Flávio Silvestre de Alencar, que estaria envolvido na ação que liberou o acesso dos vândalos ao prédio do STF; e o policial Rafael Pereira Martins. A PF não divulgou os nomes.

    A operação se tornou permanente e já cumpriu 16 mandados de prisão e 31 de busca e apreensão na primeiras quatro etapas.

    Continua após a publicidade

    “Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, informou a PF.

    A corporação pede que informações sobre pessoas que tiveram envolvimento nos atos sejam enviadas para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.