PF desarticula esquema de fraude em inspeções fiscais no Porto de Suape
Segundo a investigação, um servidor da Receita Federal é suspeito de manipular inspeções em produtos de clientes de um despachante aduaneiro
A Polícia Federal em Pernambuco, em parceria com a Receita Federal, cumpriu nesta quarta-feira quatro mandados de busca e apreensão relacionados a um suposto esquema de fraude tributária na importação e exportação de cargas no Porto de Suape. A operação é resultado de uma investigação, iniciada há três anos, de um servidor do fisco que teria favorecido as cargas de clientes de um despachante aduaneiro.
O inquérito ainda busca a identificação de outros envolvidos, além de apurar o funcionamento da operação dos suspeitos. Os investigados podem responder por descaminho, facilitação de descaminho, corrupção ativa e passiva e associação criminosa. Os crimes somados podem alcançar 23 anos de prisão.
Os mandados cumpridos nesta quarta foram nas cidades pernambucanas de Recife e Cabo de Santo Agostinho. Participaram da operação 20 policiais federais e 10 auditores fiscais e analistas tributários da Receita.